Grupo Vivência | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Grupo Vivência

Da Redação
27 de janeiro de 2020 às 16:11
Foto: Arquivo JCN

Foto:

Foto:

Foto:

Foto:

Foto:

Foto:

Foto:

Foto:

Foto:

São mais de 300 associados, 14 diretores e uma infinidade de atividades diárias, semanais e mensais. O ambiente é muito agradável, limpo, arejado e decorado com flores. Todos os frequentadores, entretidos entre jogos de mesa e de salão, demonstram tranqüilidade e alegria pela convivência harmoniosa que desfrutam na sede localizada à margem do Rio Itapanhaú. Assim é o Grupo Vivência, fundado em 3 de abril de 1994, com o objetivo de manter a vida ativa de quem já passou dos 55 anos.

Foto:
 

À frente desta instituição, Lydia Altomani Sanchez, 75 anos, uma mulher que, já à primeira vista, encanta devido aos seus belos olhos verdes que faíscam e expressam grande energia. No falar, no sorrir, nos gestos, ela deixa emergir a força de uma mulher guerreira que, há 12 anos, dedica-se diariamente, das 14 às 18 horas, ao sucesso da instituição. "Eu chamo isto de oásis e gosto muito do que faço, pois conto com uma diretoria muito boa", justifica.

Jogos, festas, bailes, competições regionais, bingos, cursos, bazares beneficentes...A lista de atividades do Grupo Vivência é grande e dona Lydia destaca o apoio a um grupo de 50 idosas carentes.

Foto:
 

"Uma vez por mês elas vêm aqui. Nesse dia, realizamos uma festa com bolo e refrigerante e depois entregamos cinco pacotes de leite para cada E um conforto poder ajudar". A entidade já tem uma lista de espera uma de mais 30 senhoras e conta com o apoio de agências bancárias e comerciantes locais para ampliar o atendimento.

O Grupo Vivência também abre suas portas para toda a população, por meio dos cursos de tay-chi-chuane inglês. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3317 5665.

 

Foto:
 

Tempo para poesia

Entre tantas correrias do dia-a-dia, Lydia Altomani Sanches, que conheceu Bertioga na década de 1970 e adquiriu moradia definitiva em 1984, ainda encontra tampo para escrever. A noite, na tranquilidade do Bairro Vista Linda, ela se dedica à poesia. Já escreveu mais de 50, todas inspiradas nela mesma e nos acontecimentos do cotidiano, como a intitulada Estrada da Vida (no quadro), na qual ela mostra toda a beleza de sua alma benemérita. Mas, a poetisa não pensa em publicar sua obra. “A minha poesia é do tempo de antigamente, com rima, não acho que agrade", afirma equivocada, porque arte e talento nunca saem de moda.

 

Foto:
 

Estrada da vida

 

Se você quer plantar na estrada da vida,

Tem que saber curar feridas, de quem não conheceu,

Enxugar lágrimas e ajudar, até, o inimigo seu.

Dar pão ao pobre que pede, saber que não se mede,

O valor da boa ação.

 

Olhar o sol com alegria, lutar noite e dia,

Por ser esta a sua missão.

Não deixar o cego perdido, ajudar sempre, sem distinção.

Saber que a vida é feita de lutas, pequenas alegrias,

Tristezas e, por vezes, até de pavor.

 

Cheia de problemas, tropeços, surpresas e incertezas,

Para testar nossas fraquezas, saber se temos valor.

A vida, minha querida, nada mais é que uma estrada,

Que pode ser florida, dependendo somente de nós.

Semear a bondade, viver com humildade, procurando fazer o bem

Ajudando quem passa ofegante, não olhando a quem.

 

Desta forma, ela se torna sublime, suave, cheia de satisfação,

Não sentiremos as agruras da vida e descobrimos a solução,

De como trilhar na estrada, sem sentir a solidão

Até chegar a hora da partida, para uma nova vida,

Bem mais evoluída, onde na certa iremos colher a plantação.

 

Lydia Altomani Sanchez

  

Foto:
 

Enfim veio a luz...

...e, com ela, Bertioga ganha sua primeira rainha

Quarta- feira, 8 de dezembro de 1965. Nesse dia a população de Bertioga saiu da escuridão e, com festa, viu brilhar, pela primeira, as luzes da cidade.

Lampiões e lamparinas foram jogados para o alto e queimados, num gesto simbólico de liberdade. Houve churrascada, torneio de futebol - vencido pelo Itatinga Futebol Clube, baile com orquestra, queima de fogos e coroação da Miss Luz.

Diná Rodrigues Martins, hoje com 62 anos, foi a primeira a desfilar a beleza da mulher bertioguense. Aos 18 anos, foi escolhida para marcar a data. "A chegada da luz foi um marco para a cidade. A partir dessa data, deixamos de acordar com o nariz preto", diz, referindo-se aos lampiões de querosene usados pelas famílias mais humildes.

Com o mesmo sorriso simpático que se vê nas fotos da época, ela conta que não houve concurso ou algum tipo de processo de seleção para a escolha da representante de tão importante data. A escolha foi um acaso, como define. “Como na história da gata borralheira", diz sorrindo, e continua: “eu não saia, não ia bailes e não sei por que fui escolhida pela professora Edilene Sudan”, diz modesta, sem levar em conta sua inegável beleza ainda visível.

A coroação aconteceu na sede do Bertioga Futebol Clube, com a presença de representantes da comunidade. Como lembrança, ela ainda guarda o vestido, a faixa, a coroa e uma foto, na qual aprece ladeada pelo então sub-prefeito de Bertioga, Alberto Alves e a professora santista, Edilene Sudan. A mesma foto foi publicada anos mais tarde (1981), no jornal Cidade de Santos, em homenagem aos 16 anos da chegada da iluminação pública em Bertioga. Registros da história da cidade.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 6 a 12 de agosto

  • COROA - 6 a 12 de agosto

    (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Semana de boas decisões onde você consegue resolver certas questões que antes te preocupavam.Momento de luz e sabedoria, você busca novas respostas financeiras , novos aprendizados enfim um período de muita luz e direcionamento , até mesmo no amor você busca a paz em todos os sentidos,procura entender a pessoa amada e faz de tudo para melhorar o relacionamento. A semana será marcada por respostas inesperadas que trazem novas esperanças.

  • CANDEIAS - 6 a 12 de agosto

    (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento de paz, fase de luz e sabedoria enfim você medita sobre as boas oportunidades que o destino coloca à sua frente, decide seguir em frente buscando novas respostas mais cabíveis. Com o passar dos dias os bons resultados surgirão como recompensa da sua dedicação. A semana também traz respostas sobre a sua vida amorosa embora a sua dedicação momentânea seja sobre o seu lado financeiro e trabalhista.

  • RODA - 6 a 12 de agosto

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e respostas, dias de paz e sabedoria onde você decide sobre a sua vida profissional.Momento de reerguer-se diante das situações , colocando em prática a sua melhor arma, que é o equilíbrio diante das situações. A semana será de muitas respostas porém é necessário manter-se em estado de alerta e aproveitá-las o máximo possível, não se deixando levar pelo comodismo e sim seguindo em frente com seus bons planos.

  • SINO - 6 a 12 de agosto

    (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Você inicia uma nova fase mais positiva, se desprende de certas questões que antes te incomodavam de uma certa forma, encontra o equilíbrio ideal para os seus caminhos e segue com mais entusiasmo e fé rumo aos seus objetivos. No amor uma nova resposta alegra o seu coração, apesar de você ainda ter algumas dúvidas o sentimento falará mais alto e tudo fica bem depois de uma boa conversa amigável. Às vezes é preciso fugir das regras e não se cobrar tanto diante das situações.

  • MOEDAS - 6 a 12 de agosto

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Fase de novas oportunidades pessoais, momento de muita luz e determinação enfim você acorda para novos dias de sua existência, volta a acreditar na sua capacidade pessoal e não se deixa levar por crises emocionais. As questões financeiras que antes eram um problemas se findam e você consegue importantes respostas que trazem o equilíbrio e a paz. Bom momento para resolver certas questões familiares colocando fim a certas dúvidas.

  • ADAGA - 6 a 12 de agosto

    ( 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Você passa por certas crises emocionais, busca entender certos fatos porém se enrola com seus próprios pensamentos esta semana. Nem sempre é fácil aceitar certas mudanças, mas às vezes é preciso seguir em frente, virar páginas transformar os seus dias em melhores. Uma resposta que pra você parecia não significar nada pode chamar e muito a sua atenção nesta semana, fazendo com que você se interesse mais por esta nova fase de sua vida.

  • FERRADURA - 6 a 12 de agosto

      (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Momento de luz e sabedoria, enfim você se desprende de questões negativas e segue os seus instintos, coloca em ordem seus sentimentos e raciocina que tudo pode ter uma nova resposta, que muitas vezes o mais sábio a fazer é virar a página, seguir um novo caminho mais favorável. Fase de novos aprendizados e de mais dedicação aos estudos, você está focado(a) em suas decisões e isto pode te favorecer e muito.

  • TAÇA - 6 a 12 de agosto

    (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO)  Você precisa de novas oportunidades, criar novos objetivos enfim, deixar de lado certos medos e arriscar mais. A semana te deixará inquieto(a), você vai arriscar certas situações mais delicadas porém com toda a convicção possível , a determinação toma conta de você e transforma a sua semana num agito total ,mudando tudo do lugar desde relacionamento mal resolvido como questões trabalhistas mal solucionadas, chegou a hora de tudo mudar pra melhor em seus caminhos.

  • CAPELA - 6 a 12 de agosto

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Momento de renovação, fase de fé e equilíbrio , os dias que se seguem serão de dedicação ao lar,buscando melhores respostas e deixando de lado certas questões que não te trazem proveito algum.Semana de imprevistos que mudam toda a sua rotina, apesar de tudo parecer meio confuso os sentimentos amor e paz farão muito sentido à você, pois devido à uma análise dos fatos a sua intuição te dirá como deve agir diante de certas questões.

  • PUNHAL - 6 a 12 de agosto

      (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Dias de grandes críticas pessoais, indecisões que mudam a sua rotina nesta semana. Devido a alguns problemas do passado você vai estar mais atento(a) a certas situações desagradáveis, buscando a paz para os seus dias em todos os sentidos. Momento de muita devoção à sua Fé pessoal e também de cuidados à sua saúde, você reconhece que tem abusado um pouco e dedica-se mais à cuidados pessoais.No amor será difícil arrumar mais tempo para a pessoa amada.

  • ESTRELA - 6 a 12 de agosto

     (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Uma fase de arrependimentos, momento onde você busca a paz em todos os sentidos . Você fará de tudo para restabelecer o seu relacionamento , é importante lembrar que muitas vezes é necessário reconhecer os seus erros, colocar em prática a humildade e consertar o que for preciso. Em questões profissionais novas respostas surgem e alegram os seus dias, te deixando com mais equilíbrio e fé. Bom momento para cuidados pessoais como saúde e também a sua fé pessoal.

  • MACHADO - 6 a 12 de agosto

     ( 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Dias de luz e equilíbrio, fase de paz e bons presságios que favorecem o seu astral. No amor novas respostas te surpreendem, momento onde você se dedica mais à pessoa amada buscando compreendê-la melhor. Momento de estabilidade profissional, semana bem agitada em questões trabalhistas, bom momento também para questões financeiras e para negócios. Fase de dedicação familiar e também de novos estudos.