Itatinga tem potencial para parque temático ecoturístico - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

O Instituto de Pesquisa e Ciências Ambientais de Bertioga, tem uma proposta inédita para efetivar o turismo ecológico na Vila de Itatinga, através da implantação de um Parque Temático Ecoturístico. Toda a estrutura seria montada de forma a valorizar e preservar os equipamentos existentes e os recursos naturais de uma das regiões mais belas do município.

Segundo o arquiteto, Nilo Nunes, membro do instituto o projeto de gestão e gerenciamento Operacional do parque propõe a transformação das casas, que hoje se encontram vazias, em casas temáticas; o aproveitamento das éguas para hidroterapia; a revitalização das trilhas; instalação de áreas para hospedagem e de um pluviométrico didático para medir a intensidade das chuvas na região, além de programas de educação ambiental para estudantes das escolas de Bertioga, região e Estado.

A ideia principal, segundo Nilo, é a profissionalização da gestão de ltatinga. “Trata-se de um grande atrativo turístico para o ano todo. Mas que está ocioso. Sem contar o importante trabalho de educação ambiental permanente que pode ser desenvolvido”, destaca.

O projeto, elaborado para a formação de Nilo Nunes em MBA em Turismo com o tema “Planejamento e Gestão em Marketing, foi apresentado para uma banca de professores especialistas na área de turismo, da Universidade Católica de Brasília. “Contei com a colaboração dos companheiros do instituto e nosso trabalho foi aprovado e considerado viável. Por isso, estou trazendo a proposta para Bertioga”, esclarece o arquiteto.

Ainda de acordo com Nilo, o projeto já foi apresentado aos técnicos da Codesp e, em breve, será apresentado a diretoria da companhia. “Esse equipamento tem um custo de operação muito pequeno e sem causar impacto”, afirma o técnico, garantindo que o projeto foi montado seguindo as normas do relatório de aprovação preliminar - Rap.

Mata Atlântica

O Instituto também está se preparando criar um laboratório de biodiversidade da Mata Atlântica, em Itatinga. A proposta já conta com convênio firmado com a Codesp, que doou a casa para as instalações do equipamento. Estamos buscando apoio financeiro para esse projeto.


Veja também

Apae conta com 40 voluntários

Em Bertioga, a Associação de pais e amigos dos excepcionais...

2005

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware