Instituto propõe uso racional do rio itapanhaú - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Ciências Ambientais de Bertioga, o estudo completo sobre o Rio Itapanhaú, que define o melhor aproveitado para projetos ambientais e turísticos, como forma de preservação ambiental e geração de emprego e renda, está sendo apresentado para investidores interessados em explorar esses recursos de forma sustentável.

A proposta do instituto, segundo o arquiteto Nilo Nunes, é de que sejam instalados projetos de piscicultura, aquicultura e turísticos. “Já estamos sendo procurados por investidores interessados e a vantagem desse projeto é justamente gerar, no futuro, uma atividade produtiva como alternativa econômica”.

Nilo chama a atenção para a importância da conscientização da comunidade sobre a preservação dos rios. “Bertioga é muito privilegiada em termos de recursos hídricos, mas é preciso que todos conheçam e defendam essa riqueza natural. Um passo importante seria discutir o planejamento urbano para evitar o adensamento humano nas áreas próximas aos rios. Temos uma situação confortável em relação á água, mas outros municípios já estão pagando um preço alto com seus rios e mananciais poluídos”, alerta.

Atuação

O Instituto de Pesquisa e Ciências Ambientais de Bertioga foi fundado em 1994 com a ideia de criar um acervo de informações sobre Bertioga. Hoje, o IPCAB desenvolve trabalhos diversificados nas áreas de área ambiental, recuperação ambiental, pesquisa e representação como a participação no Comité das Bacias Hidrográficas da Baixada Santista.


Veja também

A todo vapor

Empresas de renome nacional, construtores da própria cidade...

2008

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware