Base para o futuro está na educação - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Os investimentos em Educação, em Bertioga nos últimos três anos apresentam números relevantes e mostram que a Cidade está no caminho certo para o desenvolvimento. O número de crianças atendidas em creches subiu de 68, em 2000, para 335 este ano, quando ainda falta a inauguração de mais duas unidades, no Jardim Rafael e Chácara Vista Linda. Na Educação infantil as vagas cresceram 35,52% e no Ensino Fundamental 14,96%. No período foram construídas seis novas escolas e quatro creches. Todas as unidades escolares do município foram reformadas, ampliadas e receberam nova pintura, além de parquinhos e área de diversão.

Em Bertioga, os estudantes da rede Municipal contam com kits escolares, este ano foram distribuídos 6 mil. Em toda a rede há nove laboratórios de informática, com atendimento de 3.185 alunos do Ensino Fundamental e 900 do EJA, além de um laboratório na Terra Indígena Ribeirão Silveira, em Boracéia.

O Programa Saúde na Escola mantém enfermeiras nas escolas, onde são feitos exames de acuidades visuais, auditivas e dermatológica. Quando há necessidade as crianças são encaminhadas para exames e tratamentos. A cada três meses é feita a pesagem do aluno e, a cada seis meses, verificada a altura. Todos os anos são feitos exames de prevenção em saúde bucal, com distribuição de kits, aplicação de flúor e orientação sobre escovação correta dos dentes.

Como apoio ao esporte os alunos da 4ª série contam com uma piscina semiolímpica para cursos de natação. O projeto atende 1.800 estudantes. Este ano também foi iniciado o Grupo de Apoio Pedagógico que atende 70 crianças, com dificuldade de aprendizado, no Paço Municipal.


Profissionais recebem formação

A Prefeitura investiu R$ 274 mil no PEC Municípios para a formação universitária de 40 professoras efetivos. Também são oferecidos cursos de Formação Continuada para cerca de 400 funcionários de vários setores da Educação.

A Prefeitura realiza Seminários de Educação para reciclagem profissional de professores de todo o Estado; cursos de formação continuada, HTPs para aprofundamento dos professores em cada série, curso PCN em Ação Para Educação Indígena e cursos profissionalizantes também para o Núcleo de Apoio a Criança Especial (Nace).

Outro investimento foi a regularização e ampliação do curso de Educação de Jovens e Adultos, que passou a ter certificado, cursos profissionalizantes e aulas de informática. Em 2000, eram 323 alunos cursando da 1ª a 4ª séries. Hoje são 1.601 com acesso, também, às 5ª e 6ª séries no primeiro semestre e 7ª e 8ª série no segundo semestre.


Veja também

Grande procura por imóveis residenciais sinaliza desenvolvimento

Maior demanda é por causa de 2 a 3 dormitórios e em bairros ...

2008

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware