Itatinga é refúgio na serra do mar - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Para quem gosta de se aventurar pelos caminhos da natureza Itatinga é endereço certo. Incrustada no sopé da Serra do Mar, a Vila é considerada o refúgio ecológico de Bertioga. Cercada por montanhas, cachoeiras que formam quedas d’águas exuberantes e piscinas naturais de águas cristalinas, além de inúmeras trilhas que levam a verdadeiros paraísos cercados pela flora e fauna da Mata Atlântica, Itatinga proporciona um roteiro inesquecível.

A característica histórica do passeio, localizado a pouco mais de 100 quilômetros de São Paulo, serve como um atrativo a mais para os turistas. A pequena Vila foi construída pelos ingleses no século passado para abrigar os funcionários da primeira Usina Hidrelétrica do Brasil, que em 10 de outubro de 1910 passava a gerar energia para o Porto de Santos, o que acontece até hoje com os seus equipamentos e instalações em perfeitas condições.

A vila conta com 70 casas todas iguais no estilo inglês, dispostas ao longo de uma única avenida, por onde passam os trilhos do bondinho elétrico ou Maria Fumaça, meio de locomoção dos moradores, funcionários da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), responsável pelo local.

A infraestrutura da vila é formada apenas por uma escola, padaria, posto médico, anfiteatro, clube, campo de futebol e a capela da padroeira Nossa Senhora da Conceição.


Acesso é feito por barco

Para chegar a este lugar que mais parece um cenário de filmes antigos é preciso atravessar o rio Itapanhaú, em um barco da Codesp. Em seguida o passeio continua num bondinho ou locomotiva do tipo Maria Fumaça, todo aberto que proporciona ao visitante toda a beleza da Serra do Mar e as ruínas da capela de Nossa Senhora do Pelaes, que datam do século 18. Os moradores mais antigos contam lendas da existência de túneis misteriosos e de um cemitério indígena nas imediações das ruínas. No entanto, o passeio só pode ser feito mediante autorização da Codesp ou através de agências turísticas credenciadas. Outra oportunidade é no dia 7 de setembro, quando anualmente a Vila é aberta para comemorar o aniversário do clube com jogos de futebol e baile no encerramento.


Veja também

Bertioga é uma cidade segura

Em seu segundo mandato, o prefeito Lairton Gomes Goulart se...

2005

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware