Alto mar, píer, Costão, rios, praias, canal, mergulho. Em Bertioga a pesca amadora não tem limites e este é o principal atrativo para os amantes desta atividade que pode ser praticada o ano inteiro de dia ou de noite. A cada ano, é maior o número de pessoas que procuram a Cidade para a pesca amadora.
Antes mesmo de amanhecer eles começam a chegar e a se posicionar no píer de Bertioga, de onde partem para a pesca em alto mar. Para esta atividade, o setor oferece boa frota de escunas, traineiras e lanchas de vários modelos, além de equipes preparadas para orientar a pescaria.
Devido ao grande número de pescadores que procuram o píer do Canal de Bertioga para a pesca amadora, a Prefeitura Municipal realizou a reforma do local facilitando o embarque através da instalação de um flutuante. A obra custou R$ 30 mil. Os 33.100 metros de praia são ideais para a pesca de arremesso. Nos picos de marés altas, basta procurar as bocas de canais como na Barra do Itaguaré e Rio Guaratuba. Outro local ideal é a praia de Boracéia. Para quem prefere pescar em costões Bertioga oferece boas opções no Indaiá, São Lourenço, Guaratuba e ltaguaré.
A pesca em águas tranquilas pode ser feita nos rios ltapanhaú, Itaguaré, Guaratuba e. no Canal de Bertioga, onde são encontrados robalos, corvinas, pescadas e bagres, entre outros. A cidade também conta com pesque-pagues, localizados às margens da avenida Rio-Santos.
A pesca esportiva também tem espaço em Bertioga. Anualmente no mês de março é realizado o Torneio de Pesca de Lançamento Prova Cidade de Bertioga, promovido pelo Clube Aramaçan, de Santo André, com apoio da Prefeitura Municipal, na praia de Boracéia.