Lairton acerta as contas da casa - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

No ano em que Bertioga comemora 13 anos de emancipação político-administrativa, o prefeito Lairton Gomes Goulart (PL) encerra seu mandato com a afirmação de ter completado 100% de seu plano de governo, com prioridade para as áreas de Educação e Saúde. Mas para chegar a este percentual, o chefe do Executivo afirma ter passado por dificuldades, principalmente para iniciar o pagamento da dívida herdada dos governos anteriores, exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A dívida total do Município era de R$ 35.436.467,58. Até março deste ano a Prefeitura liquidou R$ 17.369.929,39. Foram quitados 49,02%. Neste período, de acordo com Lairton, foi preciso equacionar dívidas, despesas mensais, ganhos e receitas para saber onde e quanto investir. “Na fase mais crítica a prioridade sempre foi com a folha de pagamento de funcionários”, afirma.

Lairton destaca que só depois de renegociar as dívidas com os credores e iniciar os pagamentos é que a administração conseguiu limpar o nome da Cidade para atrair investidores, impostos e empregos. “Bertioga teve um ganho muito grande nos setores do comércio e construção civil, foi um aumento recorde. Os números são irrefutáveis”, ressalta.'

Sobre os trabalhos de sua administração, Lairton cita que houve muitos progressos na área de Educação, dando como exemplos os laboratórios de informática, o programa de formação universitária dos professores, entrega de kit escolar. Ainda neste setor o prefeito destaca a construção da piscina semiolímpica e o Centro de Equoterapia, que deverá ser inaugurado ainda este mês.

Na área de Saúde, o prefeito aponta a implantação do Hospital Municipal, como sendo moderno e humano, inclusive contando com uma brinquedoteca para as crianças internadas. Outro orgulho de Lairton é a Secretaria de Habitação que deu a Bertioga o título de primeiro município do Brasil a aplicar o Estatuto da Cidade, iniciando o processo de desfavelização. “Quem precisa mais dos políticos são os mais necessitados. Urbanizar uma favela é dar dignidade a seus moradores, além de valorizar todo o bairro e em consequência o Município”, considera.

A revitalização da área do Forte São João, com a implantação do Parque dos Tupiniquins e o roteiro turístico Conheça Nossa História continua sendo a “menina dos olhos” do prefeito. “Hoje o forte é o mais visitado e considerado a fortaleza mais bem conservada entre os patrimônios do Iphan e tem recebido visitas de turistas do mundo inteiro”, revela. O roteiro histórico já é uma alternativa para o período de inverno e serve como instrumento de divulgação do município.

Turismo náutico tem atenção especial

Ao afirmar que a urbanização da orla e do trecho do canal entre o Forte e o Jardim Veleiros é fundamental para atrair turistas e investimentos na área de marinas, com o consequente aumento de empregos, o prefeito Lairton informou que a demora nestas obras foi decorrência de vária; dificuldades principalmente nas questões ambientais e de licitação pública, que duraram seis meses devido às impugnações. “Agora só estão faltando alguns ajustes e as obras devem iniciar no próximo mês”, garantiu.

O turismo náutico continua sendo a maior pretensão de Bertioga e para isso, os projetos de urbanização do canal de Bertioga foram feitos com estudos voltados para viabilizar a instalação de marinas. “O canal de Bertioga, sem dúvida é o mais propício de toda a região para a instalação de Marinas. Assim que as obras estiverem prontas iniciarão os processos para atrair investidores do setor”, garante o prefeito.

Quanto a Marina da Riviera, que ainda aguarda decisão judicial, Lairton declarou que o empreendimento terá todo o apoio da atual administração. “A Riviera sem dúvida alguma deu status superior à Bertioga. É um empreendimento muito sério, responsável pela geração de muitos empregos e impostos, por isso merece todo o nosso apoio”, defende. ' Além do canal, Bertioga tem como atrativo para o turismo náutico três bacias hidrográficas que cortam o Município, destacando-se os rios ltapanhaú, que tem como afluente o rio Guaratuba e Itaguaré.

O ltapanhaú é formado por várias nascentes na Serra do Mar perto de Biritiba Mirim e chega a Bertioga através de seu vale.


Veja também

Pastoral atende 600 crianças

Ha três anos na Cidade, a Pastoral da Criança conta com uma...

2005

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware