Sesc apoia desenvolvimento com qualidade ambiental - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Desde outubro de 1948, quando se instalou no então distrito de Santos, a Colônia de Férias Ruy Fonseca, Sesc Bertioga, tem sido motivo de orgulho para o município de Bertioga. A geração de empregos e os investimentos em projetos culturais e ambientais, somados à infraestrutura própria, impostos, movimento turístico, além de parcerias com as administrações municipais, comprovam a importância da unidade para o desenvolvimento da cidade. O Sesc Bertioga está instalado em uma área de aproximadamente um milhão de m², que se estende da praia até o sopé da Serra do Mar. Deste total, 80 alqueires são mantidos como área de preservação, nas encostas da Serra do Mar, e 400 mil m² formam uma área ajardinada com tratamento paisagístico. Já a área que abriga as instalações de hospedagem, recreação e serviços ocupam mais de 400 mil m², e as edificações correspondem a 38 mil m² de área construída. Anualmente, mais de 40 mil pessoas, de 17 estados, e aproximadamente 700 cidades de São Paulo e de todo o país, têm a oportunidade de conhecer Bertioga tendo o Sesc como referência; uma visão que repercute positivamente o município no cenário turístico nacional. 

A maior colônia de férias da América Latina tem capacidade para atender mil hóspedes por dia e conta com serviços de cerca de duas mil pessoas, entre empregos diretos e indiretos. Entre folha de pagamento, impostos e o movimento turístico, o Sesc contribui com cerca de R$ 1 milhão mensal com o município. A colônia também oferece diariamente refeição gratuita aos policiais militares, civis e Corpo de Bombeiros e, ainda abre seu espaço para entidades de servir, clubes, prefeitura, sociedades amigos de bairro e associações para a realização de encontros, palestras e seminários, entre outros.

Com a filosofia de não agredir o espaço onde está inserido, o Sesc Bertioga também investe na área social e apoia iniciativas da administração municipal. Um exemplo recente foi a doação de uma área de 14 mil m² para a prefeitura, localizada no Jardim Rio da Praia, onde já foi construída uma escola municipal, e servir para a construção de 44 casas, para a transferência de famílias que vivem em área de mangue.

Outra iniciativa que ainda está em andamento e que irá beneficiar o município será a permuta com a prefeitura de algumas áreas do Sesc Bertioga, para possibilitar, entre outros trabalhos, o melhoramento do sistema viário do município.

Segundo o gerente da unidade, Nelson Lourenço, o Sesc tem o compromisso com a comunidade. ‘Qualquer tipo de movimento que surja na cidade, que tenha a característica de beneficiar socialmente ou culturalmente o município, e que na avaliação do Sesc tenha qualidade cultural e educacional no processo de melhoria da qualidade vida, tendo um envolvimento com o avanço em relação é cidadania, vai ter apoio do Sesc”, garantiu Lourenço.

Cultura e meio ambiente recebem atenção especial

A infraestrutura do Sesc Bertioga é formada por sistema próprio de captação, adução, tratamento e distribuição de água, tratamento de esgoto, com capacidade de atendimento a duas mil pessoas e coleta de lixo, através da empresa Cavo, que seletiva e encaminha todo o material recolhido no empreendimento para São Paulo, com a obrigação de entregar o laudo da Cetesb sobre o local onde os resíduos estão sendo dispostos.

Ainda na área de meio ambiente, a unidade desenvolve projetos de reintrodução de espécies nativas da Mata Atlântica e de restinga em um parque de 300m², criado numa área de 700 mil m² onde funcionava o antigo campo de pouso. Outro projeto é o Avifauna, que identificou mais de 60 espécies de aves e implantou dispositivos de alimentação, bebedouros e ninhos artificiais, para garantir a preservação e multiplicação destas aves, além de atrair outras que habitavam a região.

Música é Cultura - Um dos investimentos no setor cultural é o projeto Música é Cultura, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Bertioga, que este mês completou dois anos. Ao longo de 2002, foram realizadas 51 apresentações na Casa da Cultura, além de programações como o Especial de Natal, realizado no mês de dezembro com música, teatro e dança, e o Especial de Aniversário da Cidade, que aconteceu nos dias 6 e 8 deste mês, com apresentações musicais na Casa da Cultura.


Veja também

Integração das polícias garante tranquilidade

Baixos índices de criminalidade atraem turistas e investidor...

2003

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware