A natureza dá o seu recado - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Com 85% de seus 482 quilômetros quadrados preservados pelo Parque Estadual da Serra do Mar, Bertioga se consolida como importante polo de ecoturismo. As opções são inúmeras e adequadas a várias situações e pessoas de todas as idades e preferências. Recentemente, a cidade vem também despontando como cenário para esportes de aventuras sediando etapas de eventos como a Expedição da Mata Atlântica (EMA) e trilha ecológica. As provas incluem canoagem, mountain bike, natação, corrida e travessias de costões e rios, entre outras atividades.

O cenário é perfeito, o que tem atraído cada vez mais atletas e esse tipo de modalidade para a região. Mas não são só eles que usufruem dessas belezas naturais. Pessoas de todas as idades, até idosos e crianças, podem participar de roteiros em trilhas ecológicas, passeios de barco, em canoas canadense e de escuna aos mais incríveis destinos. Para os mais radicais, há roteiros que incluem uma boa dose de aventura.

As agências locais, Suinã Turismo e Seiva-Tur, contam com uma programação variada que atende grupos de turistas e também de empresas, outro segmento que esta crescendo na região. Além de programas com city tour pelas praias da cidade e outro destinado a pontos históricos, os mais procurados são as trilhas e passeios de barco pelo rio Jaguareguava, afluente do Itapanhaú, Itatinga, Prainha Branca, Preta e Camburi, em Guarujá, com saídas do canal de Bertioga, Garganta do Gigante, no alto da Serra do Mar, rio Itapanhaú, entre outros destinos.


Beleza escondidas 

Em cada um dos roteiros, uma surpresa diferente. Mas todos revelam as belezas da Mata Atlântica, com sua rica fauna e flora, e levam a paraísos escondidos onde se encontram cachoeiras com quedas d’água e piscinas naturais, além de rios de águas claras e límpidas. Muitas dessas trilhas estão localizadas na Vila de Itatinga, como a dos Três Poços e a Trilha D’água, por onde passa a tubulação de água da Colônia de Férias Ruy Fonseca, Sesc Bertioga. Isso, sem contar o próprio rio Itatinga, um prazer à parte.

Há também programas pelo Caminho da Pedra, Riviera, Caiubura, Fazenda Cabuçu, além dos roteiros de escuna pela região, feitos pela empresa Nova Bertioga. Todos eles garantem o prazer de estar em contato com a natureza, conhecendo um pouco dos variados ecossistemas nas explicações transmitidas pelos monitores de ecoturismo. Mas, nada é melhor do que ter a sensação de estar integrado, fazer realmente parte de tudo isso e descobrir novas paisagens que vão, certamente, tornar sua vida mais valiosa e bonita.


Veja também

População conquista direito à habitação

Primeira do Brasil a aplicar o Estatuto da Cidade e com proj...

2004

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware