Riviera prima pela qualidade ambiental - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Desde que foi implantada, em 1979, com parceria com as Praias Paulistas S/A, Companhia Fazenda Acaraú e Sobloco Construtora S/A, o empreendimento Riviera de São Lourenço já trazia em sua filosofia a preocupação com a preservação ambiental. Essa mentalidade dos empreendedores resultou em um modelo, reconhecido e premiado internacionalmente, que ganhou mais projeção com a Certificação ISO 14.001 concedida pela empresa norte-americana ABC Quality Evolutions.

A implementação do Sistema de Gestão Ambiental, normatizado pela 150/14.001, foi coordenada pela Sobloco com a participação da Sociedade Amigos da Riviera de São Lourenço. Uma consultoria externa foi contratada para auxiliar nas adaptações necessárias, embora o empreendimento já contasse com sistemas de prevenção à poluição, além das estações de tratamento de esgoto e água, laboratório de controle ambiental e até um projeto de ocupação planejada.

Os auditores da ABC Quality EvoIutions atestaram e certificaram o sistema de gestão implantado na Riviera, que visa a preservação ambiental aliada à melhoria da qualidade de vida. Em seus nove milhões de metros quadrados, o empreendimento tem condições de receber hoje 40 mil pessoas na temporada, embora esteja projetado para atender cerca de 80 mil. Com sua área residencial e comercial, transformou-se no maior complexo urbanístico do litoral brasileiro.

Qualidade

Pioneira em vários projetos que visam a qualidade ambiental, além de uma ocupação ordenada, a Riviera de São Lourenço conta com um moderno complexo de saneamento básico que envolve um sistema de tratamento de água, considerado pioneiro em um projeto de desenvolvimento urbano. O processo é monitorado por um laboratório próprio com modernos equipamentos que garantem a ciência do trabalho.

Também merecem cuidados especiais a estação de tratamento de esgoto, localizada a quatro quilômetros da praia, para onde vai todo o esgoto captado na Riviera. Após ser tratado por um moderno sistema, ele é despejado no mar quase sem impurezas. Formada por lagoas anaeróbicas e facultativas, a estação de tratamento utiliza um processo 100% natural que resulta da simbiose entre bactérias e algas.

Outro projeto pioneiro é o programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, criado para diminuir o número de resíduos gerados destinados ao aterro sanitário municipal. O reaproveitamento dos resíduos, a redução do desperdício de materiais, o envolvimento da comunidade nessa questão, que é um problema grave em todos os municípios da região, ajudam a manter a qualidade ambiental.

Projetos culturais e ecológicos

Preocupada com a formação cultural e também em melhorar a qualidade de vida das pessoas, a Riviera mantém a Fundação 10 de Agosto, responsável pela promoção de vários cursos desde croché, tricô, até aqueles próprios para qualificação profissional, voltados à construção civil e alfabetização para adultos. Mas destacam-se, entre eles, os cursos de luteria e marchetaria envolvendo crianças na confecção de instrumentos musicais.

Já a preocupação com o meio ambiente é refletida em campanhas e projetos educacionais realizados, anualmente, nas escolas do município. O objetivo é a conscientização, a partir dos jovens, para a necessidade de se preservar os ecossistemas e a rica biodiversidade encontrada na região; um privilégio que poucos 


Veja também

Programa inédito inibe invasões

Aumento de barracos em áreas particulares foi inferior a 10%...

2003

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware