Escola da aldeia ganha laboratório de informática - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Com o apoio da prefeitura de Bertioga, as crianças da Reserva do Rio Silveira têm o direito à educação garantido. Na quarta-feira, 15, a escola da aldeia Nhembo ‘e’ a Porã ganhou um laboratório de informática, o primeiro a beneficiar uma aldeia em todo o país. A iniciativa complementa o trabalho realizado pela dministração que, em convênio com a Secretaria Estadual da Educação e Funai, construiu três salas de aula e mais uma para o setor administrativo em uma área de 499m². Elas foram inauguradas, oficialmente, em dezembro de 2000 e abrigam 96 alunos desde a pré-escola até é 4ª série. No local também são realizadas aulas do Telecurso para a comunidade. 

A prefeitura mantém três professores da rede municipal; uma merendeira e uma auxiliar de serviço para atender as crianças que aprendem no sistema bilíngue. Segundo a secretária municipal de Educação e Desenvolvimento Cultural Maria Julieta Farah Langas, o currículo é moldado à cultura indígena com conteúdo diferenciado e horários específicos. “Temos um professor índio contratado pelo estado, e as professoras da reserva têm preparo especial e cuidado no tratamento com os alunos”.

Uma população nômade

A população guarani, que vive em diversos estados ao Sul e Sudeste do Brasil e conserva a sua língua, migrou do Oeste em direção ao litoral em um período relativamente recente. A população é estimada em torno de três mil pessoas e vive em áreas localizadas na Serra do Mar.

No litoral paulista, há reservas em Cananeia, Itariri, Peruíbe, Mongaguá, Itanhaém, Bertioga, na divisa com São Sebastião, e Ubatuba. Depois, é encontrada em Parati e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

O guarani se desloca de uma aldeia para outra sem previsão.


Veja também

Obras darão novo impulso ao crescimento

Turismo e comércio serão beneficiados com o novo pacote de o...

2004

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware