Condições naturais atraem pescadores - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Antes mesmo de amanhecer, eles começam a chegar e a se posicionar no píer do canal de Bertioga. Outros pegam seus equipamentos de pesca e partem para um dia de aventura. Se o resultado for bom, melhor ainda! Mas, o que vale mesmo é a diversão, a tranquilidade e sentir que o dia, com chuva ou não, valeu a pena para fugir da agitação. A cena se repete diariamente e, a cada ano, é maior o número de pessoas que procuram Bertioga para a prática da pesca amadora.

Foto: Du Zuppani

Afinal, essa é uma atividade que não sofre as consequências da sazonalidade e pode ser praticada sem preocupações, pois a cidade oferece todas as condições para uma boa pescaria. A Associação Náutica dos Proprietários de Barcos para Fretes (Nautmar) é uma das empresas que garante toda infraestrutura como aluguel de equipamentos e embarcações de vários portes que podem transportar até 12 pessoas.

Na cidade,  é comum dizer que o mar está sempre para peixe porque as opções de locais de pesca são variadas. Os amantes deste esporte são encontrados nos rios, costões, praias, em alto-mar e, principalmente, no píer do canal de Bertioga, ponto de encontro dos pescadores.

Locais

Dos 33.100 metros de praias ideais para arremessar as linhas, a da Enseada, próxima ao canal de Bertioga, é a preferida dos pescadores. Mas, lembre-se: nos picos de maré alta, basta procurar as bocas de canais como na Barra do Itaguaré e rio Guaratuba. Outro local ideal é a praia de Boraceia onde acontece anualmente, no mês de março, o Torneio de Pesca de Lançamento - Prova Cidade de Bertioga, promovido pelo Clube Atlético Aramaçan, de Santo André, com apoio da prefeitura de Bertioga.

Foto: Pedro Rezende

Quem optar pela pesca em alto-mar, ou de embarcada, os locais mais indicados são Pontão do Indaiá, Cascalho, Ilha de Monte Pascoal e Monte Pascoal do Trigo. Escunas, traineiras e lanchas podem ser alugadas para pescarias em alto-mar e os preços variam de acordo com o tempo de diversão e local escolhido. Já pela dificuldade de acesso, a pesca em Costões não é muito praticada, embora garanta a captura de espécies como badejos, garoupas, anchovas, sargos e robalos. Na região, é possível pescar nos costões do Indaiá, São Lourenço, Itaguaré, Guaratuba e no canal de Bertioga, no caminho da Prainha Branca, em Guarujá.

Este é o local que concentra maior número de pescadores, apesar de a cidade contar com as bacias hidrográficas do Itapanhaú, Itaguaré e Guaratuba, excelentes para a pesca esportiva. Quem pesca no canal, perde horas esperando por um robalo, o peixe mais cobiçado que pode ser fisgado com iscas artificiais. Também são encontradas espécies como corvinas, pescadas, bagres e cascudos, entre outros. Para esse tipo de pescaria é possível alugar barcos, iscas, motores e obter informações sobre os locais de maior produtividade.


Veja também

Itatinga é refúgio na serra do mar

Roteiro mais procurado, inclusive por turistas internacionai...

2004

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware