Colônia do Sesc - exemplo de empreendimento turístico - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

A Colônia de Férias Ruy Fonseca, do Sesc Bertioga, é o grande referencial quando se fala em turismo na cidade. Este ano, ela completará 5l anos e, durante todo esse tempo, foi a responsável por atrair milhares de visitantes, de todas as partes do país, para Bertioga. Com uma estrutura para receber cerca de mil hóspedes por dia, em casas e apartamentos, ela oferece toda infraestrutura em seus 200 alqueires, com inúmeras opções de lazer e atividades diárias  monitoradas e programas voltados à educação ambiental. A colônia mantida pelo Serviço Social do Comércio é também palco para  eventos importantes, de repercussão nacional. E, este ano, transformou-se em polo de atração turística não só para os hóspedes, como também para os moradores de Bertioga e visitantes, com uma programação de verão diária, que atendeu cerca de 70 mil pessoas na última temporada.

Índios preservam  identidade

Em seus 948 hectares, a Reserva Indígena do Rio Silveira, localizada em Boraceia, na divisa entre Bertioga e São Sebastião, é outro ponto de atração turística. Ela abriga cerca de 50 famílias, em quatro aldeamentos. São 210 moradores, 102 deles crianças na faixa etária de zero a 12 anos, e a população vem aumentando através da parceria entre as prefeituras de Bertioga e São Sebastião que oferecem assistência médica e odontológica, ajudam com projetos de replantio do palmito pupunha e cultivo da helicônia. No local, uma escola funciona, com ajuda de Bertioga, com aulas em tupi e português.

Para garantir algum rendimento, os índios vivem, também, da venda de seu artesanato e, recentemente, participaram da gravação de um CD do projeto Memória Viva Guarani onde, com outras aldeias, mostram cantos sagrados, preservando sua cultura. O material também está à venda para ajudar as comunidades indígenas.


Do mar à montanha, um passeio pela natureza


Imagine um lugar com 33.100 metros de praias bonitas e limpas próprias para competições esportivas, e de águas tranquilas, ideais para famílias e crianças, espalhadas pela Enseada, São Lourenço, ltaguaré, Guaratuba e Boraceia. Agora, imagine um lugar com rios para pescar e passear, mangues e próximo à Mata Atlântica, com inúmeras trilhas ecológicas, que podem ser feitas por pessoas de qualquer idade, onde se descortinam riachos e cachoeiras com piscinas naturais.

Assim é a Bertioga que reserva programas especiais. Entre os roteiros mais explorados pelas agências da cidade estão a trilha D’Água, passeio de barco e, também, por uma trilha pelo rio Jaguareguava, afluente do Itapanhaú, e a trilha Garganta do Gigante. As duas agências também levam grupos até a Vila de Itatinga, onde está localizada uma das primeiras usinas hidrelétricas do país, inaugurada em 1910, e que até hoje abastece o porto de Santos. O local é um refúgio ecológico perdido no tempo, como também a Reserva Indígena do Rio Silveira, na divisa com São Sebastião, onde a comunidade tupi-guarani sobrevive e luta para preservar sua identidade e cultura.

Enfim, as opções são inúmeras e prometem diversão e até mesmo aventuras em cenários de rara beleza. Vale a pena conhecer Bertioga, uma cidade que está à espera de quem respeita a vida.


Veja também

Preservação ambiental é a maior riqueza

Mangues, rios e Mata Atlântica formam um roteiro que pode se...

2003

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware