Projetos ajudam a cuidar da natureza - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Trabalhos na área de educação ambiental, através de cursos envolvendo, principalmente, as crianças da rede municipal de ensino; projetos de implantação de hortas nas escolas e plantio de árvores são alguns dos programas desenvolvidos nos últimos dois anos, enquanto a atual Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura funcionava apenas como diretoria. 

Essa educação ambiental e a conscientização para a necessidade de se preservar os ecossistemas são fundamentais para o futuro da cidade. E, entre os projetos que ajudam a manter essa qualidade de vida, a Secretaria de Meio Ambiente destaca a importância do lançamento dos recifes artificiais, em Itaguaré, que visam evitar a pesca predatória. A ideia é estendê-lo para todas as praias da cidade, essencialmente nos pontos mais escolhidos para arrastão. Ele também é um mecanismo que cria o repovoamento estuarino, recompondo a cadeia alimentar marinha e, no futuro, poderá servir de banco de pesquisas submarinas.

Outra proposta, que deverá ser implantada, é a do programa Adote uma Praça, que será encaminhado pela Secretaria de Meio Ambiente à Câmara Municipal para apreciação. O objetivo é evitar os gastos manutenção de  praças públicas, cedendo o espaço para particulares, que cuidariam da área em troca de colocar uma placa com sua divulgação no local. Há, ainda, o projeto, através de convênio com o Ministério Público, de se instalar o Centro de Triagem de Animais Silvestres.

Fazenda Matão - Um dos sérios problemas, que é a destinação do lixo, terá solução. A Secretaria de Meio Ambiente do Estado aprovou o uso da Fazenda

Matão, uma área de aproximadamente dois hectares, na qual será implantado o sistema de tratamento de lixo, cujo projeto foi elaborado pela Universidade de Viçosa. Hoje, Bertioga produz cerca de 25 toneladas/ dia,  número que chegou a 180 toneladas/dia em 31 de dezembro de 1997.

A usina de tratamento terá capacidade para 80 toneladas de lixo por dia e poderá funcionar por 24 horas nos feriados prolongados e na alta temporada.


Veja também

Sesc apoia desenvolvimento com qualidade ambiental

Maior colônia de férias da América Latina recebe mais de 40 ...

2003

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware