Adequar a cidade: O desafio do próximo século - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Como Bertioga pode se desenvolver? De que maneira se dará esse crescimento, até mesmo para atender a demanda turística, setor considerado principal fonte geradora de renda para o município? Essa é a principal questão e o grande desafio de Bertioga neste fim de século e início do próximo milênio, explica Paulo Velzi, secretário municipal de Meio Ambiente.

Voltada para a preservação ambiental, a cidade tem no ecoturismo, na exploração racional de suas riquezas naturais e de seus ecossistemas, uma das formas principais de atuação no ano 2000. Isso sem contar os outros segmentos do turismo considerados chaves para o desenvolvimento da cidade. Porém, é necessário também crescer na área de serviços para atender essa demanda, afirma Velzi, investindo na infraestrutura.

Ele lembra que dos 15% do total da área de Bertioga que restam para o crescimento da cidade, uma vez que 8.596 estão em áreas de preservação ambiental, apenas 696 ou 796 poderão ser ocupados de forma ordenada. Uma das preocupações da Secretaria de Meio Ambiente, que começou a funcionar em 8 de julho de I998, refere-se ao meio ambiente urbano com o controle do saneamento das construções. Nos bairros nos quais, hoje, não existem redes coletoras de esgoto, os projetos de construções são analisados, individualmente, para evitar esgotos em valas, o que prejudicaria a balneabilidade das praias. Velzi lembra, ainda, que Bertioga é a única cidade do litoral que firmou convênio com o governo do estado, permitindo que a prefeitura pudesse se responsabilizar pelo licenciamento de suas áreas, desde que devidamente fiscalizado. Hoje, segundo o secretário, são mais de 100 licenciamentos, “o que não significa desmatamento”.

Esse procedimento é importante para o desenvolvimento da cidade, explica Velzi. No entanto, se o “Ministério Público insistir em embargar loteamentos aprovados, vai causar um grande favelamento na cidade”.


Veja também

Projetos ajudam a cuidar da natureza

Trabalhos na área de educação ambiental, através de cursos ...

1999

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware