Bertioga, uma cidade náutica por vocação - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Poucas cidades têm todas as condições necessárias para a implantação do turismo náutico como Bertioga, que pode ser considerada uma cidade-marina. A implantação de equipamentos simples e também de complexos maiores, como marinas mais sofisticadas, faz parte de um processo natural que está sendo esperado há muito tempo. É preciso apenas que Bertioga acorde para o grande potencial que tem.

Com essas palavras, o engenheiro José Nelson de Moura, conselheiro da Associação Brasileira de Marinas (Abramar) e membro do Conselho de Turismo da Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo, não só definiu a importância da atividade náutica para o desenvolvimento turístico e econômico da cidade como também apresentou dados concretos das qualidades de Bertioga para se transformar no polo do turismo náutico do estado de São Paulo.

O especialista participou de um debate na Câmara Municipal, em 29 de abril, para abordar o tema Marinas Uma alternativa para o incremento do Turismo de Bertioga, que já vem atraindo investidores. A própria implantação de marinas, importante fator de geração de empregos, faz parte do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Bertioga, que contempla a cidade com projetos de desenvolvimento sustentável.

Pelo Plano Diretor, a Zona de Suporte Náutico é formada pela Riviera de São Lourenço, Canto do Indaiá, Rio da Praia, Jardim Albatroz, à margem da rodovia Rio-Santos, na travessia do rio Itapanhaú, no trecho ao longo do Forte São João e do Mercado de Peixe até o Jardim Veleiros. Com sua rede hídrica favorecida pelos rios Itapanhaú, ltaguaré e Guaratuba, além do canal de Bertioga, e sua orla entrecortada por abrigos náuticos naturais em seus quase 40 quilômetros de praia, Bertioga reúne todas as condições físicas e geográficas para a implantação do nautismo.

Outro fator que ajuda é que a cidade atende aos preceitos fundamentais, pois está próxima ao centro de demanda e servida por excelente malha viária, além de estar localizada a 30 quilômetros do porto de Santos, considerado o maior da América Latina.


Veja também

Prefeitura homenageia emancipadores

Comissão lembra luta que durou mais de 10 anos...

2000

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware