Crescimento populacional exige medidas criativas - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Com uma população estimada de 35 mil pessoas, embora o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta 17.002 habitantes, em 1996, Bertioga cresce mais de 14% ao ano e se vê envolta nos problemas inerentes de uma cidade que, na alta temporada, passa a receber cerca de 300 mil pessoas, entre população flutuante e fixa.

Não só os problemas para atender a demanda no verão preocupam, como também a procura cada vez maior por parte de pessoas que tinham suas casas de veraneio e resolveram deixar São Paulo, Mogi das Cruzes e outras cidades, para se fixarem em Bertioga, o que faz com que a prefeitura passe a criar mais infraestrutura de atendimento. Apesar de não existir uma pesquisa oficial sobre o aumento populacional, o prefeito Luiz Carlos Rachid aponta o número dos atendimentos nas áreas de educação e saúde, que duplicaram, e também da Elektro sobre o aumento de consumo de energia elétrica: de 1997 para 1998, houve crescimento de 18% e, do ano passado até agora, esse índice passou para 30%. Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, a construção civil vem crescendo, segundo Rachid, e a cidade tem atraído muita gente. O programa de saneamento básico, com investimentos do governo do estado, dotando bairros como Vista Linda e Indaiá com sistema de distribuição de água, e também a estação de tratamento de esgoto, que atende a região central, tem chamado a atenção das pessoas.

Tranquilidade - Além disso, outro atrativo que conta muito é o fato de Bertioga ser ainda uma cidade tranquila, que “reúne o charme de ser litoral e interior ao mesmo tempo, das pessoas que se conhecem e podem andar nas calçadas, o que não acontece mais nas grandes cidades”, lembra Rachid.

Por atrair muita gente, o desafio da administração é ainda maior, explica o prefeito: “Por esse motivo, é preciso encontrar soluções criativas”, para atender o número cada vez maior de turistas e moradores.


Veja também

Delícias da culinária também atraem

Turismo gastronômico e tradicional...

2000

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware