Na aldeia tupi-guarani moram cerca de 300 índios - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Bertioga possui uma aldeia indígena localizada no bairro Boraceia, na divisa do município com São Sebastião, entre as cabeceiras do rio Silveira e do ribeirão Vermelho, a 1.500m da praia. Cerca de 300 índios moram na aldeia tupi-guarani. Eles pertencem aos subgrupos mayã e nãndeva. A Reserva do Rio Silveira possui 948 hectares. São cerca de 40km do centro comercial da cidade até a reserva, indo pela rodovia Rio-Santos. O acesso à aldeia do Rio Silveira depende de autorização da Funai.

Foto:

Os nativos fazem artesanato, cultivam palmito do tipo pupunha e mantêm um viveiro de plantas ornamentais, além da apicultura. Hoje existe no local uma escola especial para os pequenos indiozinhos da Reserva Indígena. A atividade econômica da aldeia é a comercialização do artesanato, feita nas feiras livres das cidades vizinhas e na rodovia Rio-Santos, principalmente durante a temporada.

 Curiosidade

Foto: Arquivo JCN

Na Reserva Indígena do Rio Silveira, o trabalho entre os nativos é dividido. Os homens fazem as cestas, zarabatanas, espadas, machadinhos, arcos e flechas. Já as mulheres da aldeia são responsáveis pela confecção dos colares, pulseiras e uma espécie de chocalho, chamado pelos nativos de maracá.


Veja também

Prefeitura homenageia emancipadores

Comissão lembra luta que durou mais de 10 anos...

2000

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware