Forte e marco da história da cidade - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

A paliçada de madeira construída pelos filhos do primeiro casal de portugueses que se fixou em Bertioga, que protegia a barra do litoral contra incursões francesas, foi substituída por alvenaria de cal e pedras em 1547. Denominado de Forte São Tiago, tornou-se uma fortaleza mais segura, também, contra os ataques indígenas. No mesmo ano sofreu um ataque dos índios, que, reunidos em 70 canoas, investiram contra a fortificação, mas acabaram sendo rechaçados pela guarnição. 

O aspecto atual que o Forte possui hoje teve origem na segunda reforma que aconteceu em 1969. Em 1765, a capela foi reformada e a construção foi  rebatizada com o nome de Forte de São João. A fortificação foi usada até o final do século XIX, pelo exército, sendo sua última ocupação militar como quartel dos pelotões de vigilância dos 4° e 6º Batalhões de Caçadores, entre 1939 e 1945. Ali era feita a fiscalização do litoral, devido aos constantes ataques de navios alemães às embarcações nacionais, durante a 2ª Grande Guerra Mundial.

Segundo moradores antigos da região, em 1932, o Forte foi ocupado por soldados que ficaram acampados no local, durante a revolta deflagrada no estado de São Paulo contra o governo federal.

De 1945 a 1958, o Forte São João serviu de alojamento ao destacamento da Força Pública local, atual Polícia Militar do Estado de São Paulo. Depois de alojar os policiais, recebeu o aval dos Ministérios da Guerra, Marinha, Aeronáutica e Fazenda, para sediar o Museu João Ramalho (que foi desativado do local), do Instituto Histórico e Geográfico Guarujá Bertioga (IHGGB).

Em 1962, foi transferido para a jurisdição do Ministério da Educação, Cultura e Serviço do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional, atual Instituto Brasileiro de Patrimônio Cultural, onde permanece até hoje. Em 1997, as obras de restauração do patrimônio foram iniciadas.


Veja também

Grupo Vivência

Primeira entidade assistencial do município representa a for...

2008

© 2020 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware