Forte e marco da história da cidade - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

A paliçada de madeira construída pelos filhos do primeiro casal de portugueses que se fixou em Bertioga, que protegia a barra do litoral contra incursões francesas, foi substituída por alvenaria de cal e pedras em 1547. Denominado de Forte São Tiago, tornou-se uma fortaleza mais segura, também, contra os ataques indígenas. No mesmo ano sofreu um ataque dos índios, que, reunidos em 70 canoas, investiram contra a fortificação, mas acabaram sendo rechaçados pela guarnição. 

O aspecto atual que o Forte possui hoje teve origem na segunda reforma que aconteceu em 1969. Em 1765, a capela foi reformada e a construção foi  rebatizada com o nome de Forte de São João. A fortificação foi usada até o final do século XIX, pelo exército, sendo sua última ocupação militar como quartel dos pelotões de vigilância dos 4° e 6º Batalhões de Caçadores, entre 1939 e 1945. Ali era feita a fiscalização do litoral, devido aos constantes ataques de navios alemães às embarcações nacionais, durante a 2ª Grande Guerra Mundial.

Segundo moradores antigos da região, em 1932, o Forte foi ocupado por soldados que ficaram acampados no local, durante a revolta deflagrada no estado de São Paulo contra o governo federal.

De 1945 a 1958, o Forte São João serviu de alojamento ao destacamento da Força Pública local, atual Polícia Militar do Estado de São Paulo. Depois de alojar os policiais, recebeu o aval dos Ministérios da Guerra, Marinha, Aeronáutica e Fazenda, para sediar o Museu João Ramalho (que foi desativado do local), do Instituto Histórico e Geográfico Guarujá Bertioga (IHGGB).

Em 1962, foi transferido para a jurisdição do Ministério da Educação, Cultura e Serviço do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional, atual Instituto Brasileiro de Patrimônio Cultural, onde permanece até hoje. Em 1997, as obras de restauração do patrimônio foram iniciadas.


Veja também

Bertioga e sua história nos 500 anos

Cidade foi o primeiro povoado de apoio para a colonização...

2000

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware