Cidade tem grande potencial turístico - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Apesar de parecer um trecho de uma poesia, na verdade, esta é a descrição do rio Jaguareguava, em Bertioga, e nos traduz o encanto que toda a cidade causa aos seus moradores e visitantes. Estas páginas seriam poucas para descrever toda a beleza da exuberante paisagem da região, assim, procuramos deixar registrado aqui, os principais marcos desta pequena, porém encantadora estância balneária, que completa neste 19 de maio, sete anos de emancipação político-administrativa, com a certeza de que é possível explorar todo o potencial turístico, de construção civil e da atividade pesqueira da região, sem destruir o que Bertioga tem de melhor: a natureza!

Foto: Arquivo JCN

São cinco praias que totalizam 33.100 metros de mar aberto e água limpa, transparente, com faixa de areia larga e dura. Um verdadeiro paraíso para os turistas, que no verão chegam a passar dos 200 mil. O sol e o bom banho de mar, também, dão espaço ao surfe, à pesca esportiva e aos esportes náuticos.

Este pequeno santuário ecológico, onde 85% do território do município é de preservação ambiental, ganhou muito com a infraestrutura trazida pelo homem. São marinas, píeres, grandes condomínios, roteiros de passeios ecológicos pela Mata Atlântica, Serra do Mar, por trilhas, rios, mangues e cachoeiras; além de um grande calendário de festa e eventos com peixes e frutos do mar, que são de dar água na boca.

Foto:

Bertioga também tem muitos pontos turísticos e históricos, e poderia ter sido a primeira vila do Brasil, mas por obra do acaso teve seu destino mudado. Porém, ganhou a primeira fortaleza do país, o Forte São João. Como parte desta história, em Boraceia, sobrevive a Reserva Indígena do Rio Silveira, com cerca de 300 índios tupis-guaranis.

Por estes e outros encantos, a cidade tem se tornado o recanto de milhares de brasileiros, principalmente, os paulistanos - que estão a apenas 108km deste paraíso - e também de muitos estrangeiros. Parabéns à  administração municipal que tem trabalhado incansavelmente para revelar esta primazia turística e, consequentemente, para gerar o desenvolvimento desta cidade, que ainda tem uma população pequena, mas é grande em potencial de desenvolvimento e beleza natural.


Veja também

Habitar - Brasil atenderá núcleos favelados

Programa ajudará a reduzir o defict habitacional em torno d...

2000

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware