Em 96, cidade ganhou emissora de tv - Sistema Costa Norte de Comunicação Bertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

O mês de agosto do ano passado representou um marco para as comunicações em Bertioga e região. Nesse mês, a TV Costa Norte, canal 48 UHF, iniciou suas transmissões, a partir dos seus estúdios instalados na avenida 19 de Maio, 695, e de sua antena montada na Vila de Itatinga

Foto: Arquivo JCN

Pela primeira vez, o litoral norte passou a ter uma emissora de TV com programas voltados para assuntos locais. Retransmissora da TV Educativa Rio de Janeiro, a TV Costa Norte também produz programas próprios, abordando temas jornalísticos, de entrevistas e de debates, que entram no ar ao longo da programação nacional.

História - A liberação do canal em UHF para Bertioga foi uma concessão do Ministério das Comunicações publicada no Diário Oficial da União em 2 de março de 1990. Através das portarias 531 e 532 foi autorizada a instalação dos equipamentos, em Bertioga, para transmissão simultânea do canal 48.

Foto: Arquivo JCN

A TV chegou a ser implantada no final de 1991, na avenida Vicente de Carvalho, 28, no centro de Bertioga, em caráter de retransmissão como explicou o diretor-presidente da empresa, Ribas Zaidan. A estação ficou em operação de 1992 até meados de 1993, quando a torre - instalada no prédio onde funcionava o Jornal Costa Norte - foi derrubada por um vendaval.

Após o acidente, a empresa solicitou ao Ministério das Comunicações autorização para transferir a torre, instalada no antigo prédio do centro da cidade, para a área onde fica a câmara d'água da Represa de Itatinga. Ela foi cedida através da portaria n° 20, de 5 de agosto de 1994, e publicada no Diário Oficial da União três dias depois. Em 20 de fevereiro de 1995, através da portaria n° 18, também foi concedida autorização da Delegacia do Ministério das Comunicações do Estado de São Paulo. No dia 10 de novembro de 1995, os equipamentos de transmissão começaram a ser transportados para Itatinga, por um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB). A torre, de 14 metros de altura, foi instalada a 760 metros acima do nível do mar, e seu sinal pode alcançar toda a região, afirma Zaidan.

Foto: Arquivo JCN

Programação - A primeira produção da TV Costa Norte foi o debate entre os candidatos a prefeito de Bertioga, transmitido ao vivo, no dia 30 de agosto. O encontro reuniu, nos estúdios da emissora, os então candidatos Luiz Carlos Rachid, Ideval Gorgônio Primo e Carlos Sérgio. Este ano, a TV Costa Norte intensificou a produção de programas. Diariamente, são transmitidos dois telejornais locais, às 13h e às 18 horas. Todas as terças-feiras, a partir das 21h30, a TV também exibe um programa de debates,  sobre temas variados, sob o comando de Ribas Zaidan.


Veja também

Preservar e aproveitar os recursos naturais

A preservação ao meio ambiente faz parte de um planejamento...

1999

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware