Crianças surpreendem escultor - Sistema Costa Norte de Comunicação Bertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Contratado pela Oficina Cultural Pagú, da Secretaria de Estado da Cultura, o artista plástico Antonio Cássio Zangarini, que mora em Bertioga desde 88, dá aulas gratuitas de escultura pela prefeitura do município, para crianças e jovens da cidade. Desde a administração anterior, ele tem trabalhado com essa garotada que apresentou um nível surpreendente.

Mas para desenvolver todo este potencial, é preciso espaço. Satisfeito com a proposta do governo Rachid, Zangarini comenta que dentro de, no máximo dois meses, o antigo prédio da escola Dino Bueno, localizado na Av. Tomé de Souza, será transformado em espaço cultural da prefeitura.

Lá acontecerão aulas de escultura, pintura, desenhos e haverá uma área destinada para exposições dos trabalhos dos alunos, além de uma biblioteca. Para o artista plástico, trata-se do começo de um trabalho voltado à valorização da arte e cultura.

Resgate – Aos 37 anos, Cássio pode ser considerado um artista que vive de sua obra. Ele já tem várias esculturas com sua marca espalhadas pela cidade. Foi o autor, no final de 96, do presépio instalado na prefeitura feito com peças em argila, e também de outro, com figuras em tamanho natural, instala do em Santos, que possui peças em argila e fibra de vidro.

Porém, apesar de viver da arte, está tentando obter patrocínio para mostrar seu trabalho em Paris, durante exposição que acontecerá no final de janeiro de 98. Reconhecido profissionalmente, Zangarini tem, também, como projeto "resgatar a história de Bertioga que ninguém conhece". Uma de suas ideias é deixar a marca da cidade em pratos pintados em porcelana com a imagem do Forte São João e de todas as bandeiras que ele abrigou.

Pesquisa - Depois de intensa pesquisa, Zangarini descobriu que o monumento, que está completando 450 anos (1547-1997), já abrigou as bandeiras de D. João III (1521); do Domínio Espanhol (1616-1640);  D. João IV (1640); do Comércio e Principado do Brasil (1645);  Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve e Bandeira Real (sec. XVII); Império do Brasil (1822); e Regime Constitucional (1821-1822).


Veja também

Projetos podem garantir melhor qualidade de vida

Programas habitacionais e descentralização dos serviços são ...

2000

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware