Uma vila perdida no tempo - Sistema Costa Norte de Comunicação Bertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Localizada nas encostas da Serra do Mar, a Vila de Itatinga, construída e planejada para atender as necessidades dos funcionários da Usina Hidrelétrica de Itatinga, inaugurada em 10 de outubro de 1910, é um lugar especial em Bertioga. Mantida pela Codesp Companhia Docas do Estado de São Paulo, ela só pode ser visitada mediante autorização ou por passeios monitorados por agências de turismo credenciadas.

Foto: Arquivo JCN

Formada por cerca de 70 casas, todas iguais e no mesmo estilo inglês, a Vila tem a Capela de Nossa Senhora da Conceição, escola, clube, padaria, posto médico e auditório onde, sempre no aniversário do clube local, em 7 de setembro, são realizados bailes. Aliás, este é o único dia em que a Vila de Itatinga é aberta à visitação da comunidade.

Foto: Arquivo JCN

Mas para chegar a este lugar onde se tem a sensação de que o tempo parou, é preciso atravessar o rio Itapanhaú num barro da própria Codesp. Depois, vem o mais interessante. Um passeio por cerca de 14 quilômetros num bondinho ou locomotiva do tipo “Maria Fumaça” por dentro da serra, cortando mangues e riachos de águas cristalinas até chegar à Vila de Itatinga com jardins  em frente às casas, crianças andando de bicicleta e nenhum tipo de barulho. Sons da natureza como as folhas das arvores balançado, dos pássaros, das águas que descem das cachoeiras e do rio que segue seu curso natural.

Foto: Arquivo JCN

Veja também

Habitar - Brasil atenderá núcleos favelados

Programa ajudará a reduzir o defict habitacional em torno d...

2000

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware