Pelas trilhas da aventura - Sistema Costa Norte de Comunicação Bertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Na cidade que começa a ser considerada como a "Capital do Ecoturismo" não poderiam faltar os passeios mais radicais. É claro que uma dose de aventura também é reservada para os que não estão muito acostumados com fortes emoções. Mas há opções para todos, desde trilhas ecológicas de pouca e média dificuldades, até as que exigem preparo físico para escalar montanhas, pedras e até subir por cachoeiras. Vale tudo para mexer com a adrenalina. Porém, o mais reconfortante: tudo é feito com a maior segurança, monitoramento e orientação. Só não dá para evitar assim desejadas picadas de mosquitos ou os pequenos arranhões. Só que, no final, a experiência vale a pena e a vontade é de voltar a ver o que a natureza reservou de especial.

Foto: Arquivo JCN

Uma das trilhas de Bertioga leva ao Vale do Itapanhaú, seguindo por corredeiras, piscinas naturais e uma "praia de pedra" um dos cenários mais bonitos. Há, também, uma caminhada fácil pela Trilha do Caiubura, bairro localizado na divisa com Santos. Um pouco mais difícil é a Trilha das Ruínas margeando o córrego da Fazenda, que pode ser feita em 40 minutos.

Íngreme em alguns pontos, a Trilha da Captação, com quase 1.500 metros mostra um pouco da vegetação de restinga e encostas. Para os mais aventureiros, a do Caminho de Pedra liga a planície ao alto das montanhas. Mas o sacrifício é compensado pela paisagem que se descortina após três horas de caminhada em direção à Serra do Mar. De lá, pode-se ver desde Bertioga até o Arquipélago de Alcatrazes, em São Sebastião.


Veja também
© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware