Em bertioga, a natureza se encarrega de tudo - Sistema Costa Norte de Comunicação Bertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Quem tem a oportunidade de conhecer melhor os 482 quilômetros quadrados de área de Bertioga, sendo 85% deles de preservação ambiental, começa a entender o fato de este pedaço do litoral paulista ser considerado um paraíso ecológico. Seus 43 quilômetros de belíssimas praias, muitas de águas límpidas, são apenas o começo de uma infinidade de atrações como ilhas, rios, cachoeiras com piscinas naturais e trilhas ecológicas pela Mata Atlântica, que revelam o potencial ecoturístico da região.

Foto:

Por tudo isso, além de oferecer infraestrutura hoteleira, Bertioga tem se tornado importante polo turístico, principalmente, por estar a apenas 100 quilômetros de São Paulo, ligada pelas rodovias Rio-Santos e Mogi-Bertioga. Suas praias reservam surpresas e agradam desde os que gostam de movimento, até os adeptos de locais mais selvagens. Para quem não gosta de se distanciar muito do centro da cidade, a praia da Enseada é perfeita, embora mais movimentada. A de São Lourenço oferece condições para a prática do surfe, assim como Itaguaré, localizada numa faixa de área isolada. Mais distante, as de Boraceia e Guaratuba têm águas calmas e pouco movimento, sendo ideais principalmente para crianças na parte em que o mar se encontra com o rio Guaratuba com suas águas límpidas.

Vale Dourado - Três bacias hidrográficas importantes, as do Itapanhaú, Itaguaré e Guaratuba, podem ser o caminho para a descoberta de novos paraísos perdidos em Bertioga. O passeio pelo Vale do Jaguareguava, um dos principais afluentes do rio que leva o mesmo nome e nasce na Serra do Mar, revela um espetáculo de águas cristalinas em suas corredeiras, cachoeiras e piscinas naturais.

Foto:

Todos os passeios por rios, canais e manguezais registram, também, parte da história passando por monumentos sambaquis, vestígios de uma civilização com mais de cinco mil anos, e várias curiosidades. E tudo isso mostrando a riqueza da fauna e flora da região cercada pela Mata Atlântica.


Veja também

O futuro está no turismo

Quando estamos próximos de entrar no novo século, vemos que...

1999

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware