Água e esgoto: tratamento rigoroso - Sistema Costa Norte de Comunicação Bertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Locais de visitação pública, as estações de tratamento de água e esgoto da Riviera de São Lourenço são exemplos de controle de qualidade ambiental. Da captação ao consumo final, a água utilizada passa por rigoroso processo obedecendo padrões estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde. A água é captada na cabeceira do rio Itapanhaú, conduzida e armazenada em caixas instaladas na Riviera para 5,8 milhões de litros, embora a capacidade total prevista para preservação é de 8,3 milhões de litros.

Foto: Arquivo JCN

O sistema de água, operado pela Sociedade Amigos da Riviera, é composto por 54,4km de rede; estação de tratamento de água (ETA) com capacidade para tratar 500m3/h); reservatórios; e equipamentos que garantem abastecimento contínuo.

Esgoto - O esgoto coletado é enviado a uma estação de tratamento (ETE), localizada a 4km da praia. Depois de reduzida em mais de 80%, a carga orgânica do esgoto, a água que resulta deste tratamento, recebe uma carga de cloro, sendo tratada e devolvida ao rio Itapanhaú livre de agente poluidor.

Foto: Arquivo JCN

Na estação de tratamento, foram instalados aquários abastecidos com água do efluente final do tratamento, onde são cultivados peixes de várias espécies. A sobrevivência deles atesta a eficiência do sistema. A Riviera tem 44km de rede de esgoto e atende mais de 2.500 imóveis. Quando concluída, terá capacidade para atender uma população de 60 mil habitantes.

Para garantir a potabilidade da água consumida, monitorar a qualidade dos efluentes de esgoto, controlar a limpeza das águas dos canais de drenagem, e verificar a balneabilidade das praias, existe o Laboratório de Controle Ambiental, equipado com instrumentos de última geração.


Veja também

Na vila, parece que o tempo parou

Imagine um local cercado por montanhas, repleto de cachoeir...

2000

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware