Parque das Neblinas - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga
Foto: JCN

Na década de 1990, uma antiga fazenda de produção de eucaliptos deu lugar a um parque de 2.800 hectares,reconhecido como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pelo programa Homem e Biosfera, da Unesco. De lá para cá,eucaliptos compartilham o lugar com uma mata em regeneração, de rica biodiversidade. Antigas rotas de caça de animais se transformaram em trilhas para caminhadas e contemplação da Mata Atlântica, um dos mais ameaçados biomas brasileiros.

Foto:

O Parque das Neblinas, sob coordenação do Instituto Eco futuro, é uma reserva aberta à visitação que abriga exuberante vegetação restaurada e funciona como campo-escola de práticas sustentáveis.Fomenta a restauração da Mata Atlântica por meio de programas focados em educação ambiental,ecoturismo,manejo sustentável de recursos naturais, cultivo de espécies ameaçadas e pesquisas científicas.

Instituto

Foto:

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP),o Instituto Ecofuturo celebrou 10 anos de realizações em 2009. Criado e mantido pela empresa Suzano Papel Celulose, desenvolve projetos em parceria com instituições, empresas, poder público, pesquisadores, comunidade e universidades, nas áreas de educação e meio ambiente, com ênfase no desenvolvimento do ser humano e no respeito à natureza.

Foto:

O Ecofuturo realiza projetos que conciliam o desenvolvimento econômico com desenvolvimento humano e conservação do meio ambiente; trabalha para o fortalecimento de cooperativas de catadores de recicláveis por meio do PIR - Programa Investimento Reciclável, financiamento deprojetos que visem melhorar as condições de trabalho dessas pessoas. Possui também o programa Reservas Ecofuturo, criado com base na experiência adquirida em mais de dez anos de gestão do Parque das Neblinas, que é uma referência no manejo de unidades de conservação privadas. O programa é destinado a proprietários, órgãos do governo, organizações não governamentais e empresas que possuem áreas naturais com remanescentes florestais ou que tenham interesse em adquirir terras como estratégia para garantir a conservação da natureza.

Prêmio Ecofuturo

No ano em que celebrou 10 anos de trabalho, o Instituto Ecofuturo lançou o 1º Prêmio Ecofuturo de Educação para Sustentabilidade. O objetivo é identificar e premiar professores autores de ideias criativas que promovam o aprendizado de sustentabilidade em seu sentido mais amplo, e que os mobilizem para argumentar sobre o tema com gosto e competência. A iniciativa, que deu certo, será replicada neste ano, com a realização da terceira edição do evento 


Veja também

Cidade não para de crescer

Perfil dos novos empreendimentos demonstra que os investidor...

2011

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware