Incentivo à preservação - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Em pauta,estudos técnicos para a elaboração de planos de manejo nas unidades de conservação.

Foto: JCN

Duas extensas áreas da cidade,uma com 954,0772 hectares, a Hércules Florence 1 e 2,pertencente à Companhia Fazenda Acaraú e, outra, com 269,8950 hectares, de propriedade da Barma Empreendimentos e Participações, foram reconhecidas como Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) em dezembro passado.

A RPPN Hércules Florence, localizada na Fazenda Acaraú, em área contígua ao Parque Estadual da Serra do Mar, é hoje a maior RPPN da zona costeira paulista com 9.540.000m2 (nove milhões quinhentos e quarenta mil metros quadrados). Seu nome é uma homenagem ao francês Hércules Florence (1804/1879), inventor, desenhista e pioneiro da fotografia franco-brasileira.

Foto: JCN

No momento estão sendo realizados estudos técnicos para a elaboração do Plano de Manejo dessa Unidade de Conservação particular.O objetivo é criar condições legais e estruturais para atividades voltadas à pesquisa científica e à promoção da educação ambiental.

Esse importante pedaço de floresta é protegido pelos proprietários por meio de vigilância ininterrupta,atualmente realizada por 13 vigias ambientais treinados, sistema de comunicação e contato direto com os agentes de fiscalização oficiais.

Foto: JCN

Na propriedade, que detém porção de Mata Atlântica coberta de restinga em bom estado de conservação, foram criados viveiros para a reprodução da flora, com 109 espécies nativas, com capacidade para produzir anualmente 150 mil mudas.Mais de dois milhões de exemplares de palmitos-juçara foram plantados.

A Barma Empreendimentos e Participações ainda estuda os projetos futuros para a reserva Costa Blanca.

Foto: JCN

Veja também

Bertioga nasce do Forte São João

A origem de Bertioga está ligada ao Forte de São João, que ...

1994

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware