Caminho das águas - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga
Foto: JCN

Quando o assunto é água doce,Bertioga também é pródiga, pois abriga em seu solo uma das maiores bacias hidrográficas da região,com uma grande área de drenagem formada por 33 sub-bacias e 358 nascentes, incluindo a do Itatinga, situada entre o Parque Estadual da Serrado Mar (PESM) e a vizinha Mogi das Cruzes. Uma preciosidade que recorta as matas, abastece o município e mantém o equilíbrio entre os variados ecossistemas.

Foto: JCN

As principais sub-bacias do município são as dos rios Itapanhaú, Guaratuba e Itaguaré. Uma potência que representa mais de 1/5 dos recursos  hídricos da Baixada Santista.

A bacia hidrográfica de Bertioga está inserida na Unidade Geográfica de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Baixada Santista(UGRHI-7) - que tem extensão total de 2788,82 km² e da qual fazem parte nove municípios.

Foto: JCN

Em Bertioga, estudos da UGRHI constataram que 40,3% da região são compostas por Mata Atlântica; 10,6%,por vegetação de restinga e 8,8%,por manguezais. Segundo o Relatório Um (2006) do CBH-BS, o índice de vegetação nativa nesta área é de aproximadamente 69%, muito superior ao índice do estado de São Paulo, com média de 14%.

A UGRHI-7 é controlada pelo Comitê de Bacias Hidrográficas da região, o CBH-BS, criado em 1995 coma função de gerenciar os recursos dessa fonte natural com vistas à recuperação, preservação e conservação deste bem tão precioso.  

Foto: JCN

Veja também

Ilha Rio da Praia

Bertioga reafirmou sua vocação ambiental ao criar em janeiro...

2011

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware