Ponto de equilíbrio - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

“Crescimento nem sempre significa desenvolvimento”, diz o prefeito Mauro Orlandini, convicto de que,com a vocação ambiental definida,Bertioga ganhou em qualidade, mas tem um preço a pagar - diminuir o ritmo de crescimento físico e populacional nos próximos anos.

Foto: JCN

Por outro lado, segundo ele, as restrições facilitam o planejamento das ações.“Bertioga se sustentará em dois pontos:meio ambiente e turismo.Daqui para frente, tudo o que for feito aqui terá de ser em respeito a estas duas vertentes. Temos que conciliar isso com a geração de emprego”.  

“Bertioga se sustentará em dois pontos: meio ambiente e turismo.Temos que conciliar isso com a geração de emprego” Mauro Orlandini  

Foto: JCN

Adequar a infraestrutura da cidade para melhorar a qualidade devida do cidadão bertioguense e do turismo é uma das apostas da administração para esse equilíbrio. E o saneamento básico, em fase de conclusão no município, é citado por Orlandini como o fator preponderante dessa qualidade.“

A cidade inteira está recebendo obras de saneamento e, isso, é um sinal de que agora podemos iniciar a sobras de pavimentação. Não adianta pavimentar antes e depois ter de quebrar tudo. Nós tivemos a responsabilidade para esperar isso, para que as coisas acontecessem de forma certa e na hora certa”, disse, citando como exemplo a revitalização da Avenida 19 de Maio, porta de entrada da cidade, que deve ser iniciada assim que a Sabesp finalizar os trabalhos, previstos para o final desse mês.

Foto: JCN

Outra obra iniciada e citada como atrativo turístico para a cidade é a da orla da praia. “O padrão desse projeto sinaliza o tipo de ocupação e de turismo que queremos para a cidade”, disse.

Sobre a reavaliação do Plano Diretor, Orlandini afirma que o documento atual é muito legítimo e, não fosse a pressão regional, pouca coisa teria de ser revista. “Precisamos nos preocupar com o impacto que Bertioga terá com a ampliação dos portos de Santos e São Sebastião e com a exploração da camada do pré-sal. As adequações têm de ser com essa responsabilidade”.

Orlandini faz questão de ressaltar que os três pontos fundamentais de sua administração, nestes dois anos e meio, foram educação, saúde e segurança. “Eu entendo que estes sejam os pontos fundamentais, o alicerce de uma sociedade. Por isso decidimos dar mais aporte financeiro para estes setores”.

Foto: JCN

Os 37 cursos gratuitos oferecidos para mais de 4 mil jovens e adolescentes, o transporte gratuito parauniversitários e a diminuição do déficit de vagas nas creches – índice que, segundo ele, deve zerar até o final do ano -, também são apontados como pontos positivos de seu governo.“Minha preocupação é como lado humano e não físico. Este investimento de hoje representa economia amanhã”, disse.  


Veja também

A linguagem do encantamento

Por meio do contato com ambientes diversos, estudantes de Be...

2011

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware