Mais comunicação, mais saber | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Bertioga-Especial
Foto: Giu

Mais comunicação, mais saber

A imaginação da criança é campo fértil, vai longe.A mente absorve com avidez as ideias e informações, é só mostrar o caminho, como este


10 de abril de 2019 às 10:59
Por Giu

Com papel, lápis, cola e muita criatividade,crianças da rede municipal de ensino de Bertioga criam,a cada mês,frases e mensagens em defesa da sustentabilidade do planeta, por meio de um concurso que envolve alunos do 1º ao 5º ano.Um movimento intelectual estimulado pelo pioneiro projeto Costa Norte Escola: comunicando para educar,do Grupo Costa Norte de Comunicação.

Foto: JCN

Realizado a partir de agosto de 2010,em parceria com a Sabesp e a Secretaria Municipal de Educação,este ano o projeto entrou para a grade curricular municipal e conta com mais um parceiro,o Sesc Bertioga.

A chefe do setor de ensino, Ivonete Bichir, explica que o Costa Norte Escola trabalha conteúdos de ciências, com temas voltados para o meio ambiente e a língua portuguesa, por meio de gêneros como poesia, redação ou cartazes. “É uma ferramenta a mais para o professor desenvolver o conteúdo das apostilas do Sistema de Ensino Opet em sala de aula”.

Foto: JCN

Uma média de 500 trabalhos é apresentada por concurso. As crianças desenvolvem os temas em sala de aula e o professor escolhe dois finalistas para concorrerem com os demais trabalhos enviados para a avaliação dos jornalistas do Jornal Costa Norte.A premiação contempla o autor (primeiro,segundo e terceiro lugar),as escolas e os diretores das respectivas instituições. Este ano, a entrega dos prêmios para os vencedores dos concursos realizados no primeiro semestre ocorrerá em julho, em uma cerimônia no Sesc Bertioga.

Leitura

Foto: JCN

O Projeto de Leitura Jornal Costa Norte também foi integrado à grade curricular de ensino este ano. Ele consiste em disponibilizar exemplares do JCN semanalmente para as escolas do ensino fundamental, a fim de que os professores realizem trabalhos com seus alunos, baseados nas notícias veiculadas pelo periódico. O objetivo é estimular o hábito de leitura, ampliando o vocabulário e a expressão escrita, além de promover discussões sobre assuntos da atualidade.

  

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral