De olho no saneamento - Sistema Costa Norte de Comunicação Bertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Enquanto o crescimento da base de clientes atendidos pela Sabesp na Baixada Santista, nos últimos 10 anos, foi da ordem 20%, em Bertioga, o aumento foi quatro vezes superior, ou seja,80% no período.

Foto: Marcos Pertinhes

Para atender a demanda de coleta e tratamento de esgoto, a empresa estatal investiu cerca de R$ 90 milhões nos últimos anos. A rede de esgoto implantada dobrou de extensão, dos anteriores 65 quilômetros para mais de 130 quilômetros atualmente. A Estação de Tratamento de Esgoto foi ampliada, e uma nova foi construída no Jardim Vista Linda.

Segundo o superintendente da Sabesp na Baixada Santista João Cesar Queiroz Prado, para atender este vertiginoso crescimento, foram realizados diversos investimentos em melhorias e em ampliação, principalmente por conta do aumento populacional no período de alta temporada. “Estamos em uma região turística que tem sazonalidade, por isso, temos um sistema de abastecimento robusto. No entanto,foi preciso combater muito as perdas de água e investimentos em tecnologia para ter um maior controle operacional do sistema”, explica.

Você é responsável  

Foto: Pedro Rezende

 De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia. Gastar mais de 120 litros de água por dia é jogar dinheiro fora e desperdiçar nossos recursos naturais. Depois, não adianta reclamar, pois a água vai faltar. Veja algumas dicas de como economizar água e dinheiro - sem prejudicar a saúde e a limpeza da casa e a higiene das pessoas.

No banheiro

Foto: Pedro Rezende

• Mantenha a torneira fechada, enquanto escova
os dentes. Você economizará de 12 litros em
casa a 80 litros de água em apartamento.
• Não tome banhos demorados.
• Descarga consome muita água. Não use à toa.
• Não utilize a bacia sanitária como lixeira, jogando papel higiênico, cigarro etc. Consome-se de 6 a 10 litros de água, ao acionar a válvula de descarga por seis segundos.

Na cozinha

• Limpe bem os restos de comida de pratos e panelas, antes de lavá-los, jogando os restos no lixo.
• Encha a pia com água e detergente até a metade e coloque a louça. Deixe-a de molho por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue.
• Só ligue a máquina de lavar louça quando estiver com capacidade total.

Na lavanderia

• Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma só vez.
• No tanque, feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa.
• Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total. Uma lavadora de cinco quilos consome 135 litros de água a cada uso. 

Nas áreas externas

Foto: Arquivo JCN

• Não lave o carro com mangueira. Use balde e um pano.
• Não use a mangueira para limpar a calçada e sim uma vassoura.
• Usar a mangueira como “vassoura” durante 15 minutos pode desperdiçar cerca de 280 litros de água.
• Regue as plantas pela manhã ou à noite, para evitar o desperdício causado pela evaporação.
  

Baixada Santista

O abastecimento de água na Baixada Santista, diferentemente de outras regiões, é feito a partir de captações em mananciais da Serrado Mar, naturalmente preservados por estarem distantes de núcleos habitacionais, oque confere à população local uma água de excelente qualidade. Em Bertioga, foi inaugurado no final de 2010 a ETA Boraceia,que permitiu dobrar a produção de água para aquela região.

O sistema integrado em operação permite que a água seja levada de uma cidade para outra. A principal estação de produção de água na região é a ETA Cubatão, que chega a representar quase 50% do volume produzido na Baixada Santista, atendendo Cubatão, Santos,São Vicente, Praia Grande e Guarujá.  

Obras em andamento  

Para atender a demanda atual e futura, o projeto de ampliação do sistema de coleta de esgoto dos bairros Maitinga e Vila Agaó está em desenvolvimento e contempla a implantação de 18 quilômetros de redes, com investimento de cerca de R$ 11,5 milhões. A previsão de conclusão da obra é maio de 2013.

Nos últimos anos, foram colocados em operação grandes reservatórios de água para garantir o abastecimento, novas estações de tratamento de água e reforma do laboratório técnico, no qual são realizadas as análises de qualidade da água. O laboratório,que analisa mais de 18 mil parâmetros mensalmente, é certificado pela norma 17025, o que garante a acurácia dos procedimentos de análises.  






Veja também

Ponto de equilíbrio

O conceito de proteção ambiental define o caminho pelo qual ...

2011

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware