Comércio em ascensão - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Chegada de nomes fortes do setor sinalizam a credibilidade no potencial de desenvolvimento da cidade nos próximos anos.

Foto: Aline Pazin

O município conta atualmente com 4.500 empresas, dentre as quais, 144 são microempresas pertencentes a profissionais liberais. Em 2009, foram abertas 460 empresas na cidade e, em 2010,mais 495, segundo informações do setor de ISS da prefeitura.

Vê-se, portanto, que houve um aumento expressivo nos dois anos analisados. O setor de comércio e serviços, no entanto, é o que mais chama a atenção.Basta verificar nas ruas a quantidade de novas portas que se abrem a cada dia.

Da mesma forma que os pequenos empresários locais, grandes empresas também apostam neste mercado em ascensão. Bons exemplos são o McDonald’s, o Grupo Pão de Açúcar e a franquia Cacau Show, entre outros.Recentemente, dois nomes fortes do setor de vestuário aportaram em Bertioga: a Hering Store e a Camisaria Colombo,ambos na avenida Anchieta.

Foto: Aline Pazin

O grupo McDonald’s, localizado na Riviera de São Lourenço, instalou-se na cidade em 2008 e, de acordo com Dorival Oliveira, diretor de desenvolvimento da Arcos Dourados, empresa responsável pela marca no Brasil, o investimento atendeu às expectativas. “O McDonald’s sempre busca estar onde potenciais consumidores estão. Enxergamos na cidade uma carência de uma rede de serviço rápido de alimentação fora de casa e decidimos instalar. Mas outros critérios também são levados em conta como, por exemplo, a economia da cidade. Basicamente, priorizamos cidades em desenvolvimento.São vários os fatores encontrados, como a presença da Riviera de São Lourenço, eque fizeram o McDonald’s acreditar em Bertioga. E deu certo”.

Foto: JCN

O comerciante Márcio Rangel é outro exemplo da credibilidade da cidade no setor comercial. “Já tínhamos uma loja multimarca no município; a intenção de abertura da franquia Hering Store amadureceu gradualmente e a loja foi instalada por meio de pesquisa de um ponto onde houvesse grande fluxo de pessoas.Acredito no sucesso e contínuo crescimento desta franquia na cidade”, diz.

Foto: Aline Pazin

O potencial da região como polo turístico foi que atraiu as atenções dos empresários da Camisaria Colombo para acidade. Segundo Audrey Mati, gestora de marketing da empresa, o grupo tem expectativas de que Bertioga continue ase expandir. “A vinda de novas empresas contribui para o crescimento do comércio local e do turismo”, diz.  

Setor organizado  

A presidente da Câmara de Dirigentes lojistas - CDL, Marisa Negro, destaca o empreendedorismo dos jovens e acredita nos frutos que serão gerados. “Estamos assistindo um grande número de estabelecimentos que surgiram na cidade, e esses novos empresários, na grande maioria,são de pessoas jovens, filhos de comerciantes que estão ou estiveram estabelecidos aqui. São empreendedores que não estão aí para ser pequenos; eles já vêm com uma garra para competir grande”.

Para acompanhar as expectativas decrescimento da região nos próximos anos,Marisa afirma que a CDL já atua com representantes do setor. “Estamos, há dois anos, reunindo empresários para encontros, seminários e convenções na Fecomércio, no Senac e Sebrae para entenderem o processo Copa 2014 e pré-sal. Além disso,durante todo o ano, numa parceria como Sebrae, Senac e Federação das CDL´sdo estado de São Paulo, desenvolvemos cursos presenciais e a distância, palestras e oficinas abertas à comunidade”.

Apesar de toda essa prática positiva,a comerciante não deixa de apontar alguns problemas, principalmente ligados à infraestrutura da cidade, nos bairros fora do eixo das avenidas 19 de Maio e Anchieta e Riviera de São Lourenço.“Eles enfrentam muitos problemas diários, como a dificuldade do acesso de fornecedores, em alguns bairros, por exemplo. O comércio melhora na mesma medida em que a cidade lhe dá condições. A cidade estando estruturada, o empresário vai junto, mas vamos precisar de muito comprometimento de ambas as partes. Tudo tem que ser estruturado e não dá para fazer isso sozinho, ou vamos juntos ou não chegaremos a lugar algum”, ressalta.  




Veja também

Ilha Rio da Praia

Bertioga reafirmou sua vocação ambiental ao criar em janeiro...

2011

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware