Legislativo em novo endereço - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Aumento dos serviços da área administrativa da Câmara Municipal aponta a necessidade de realização de um novo concurso público para provimento de cargos.

Foto: JCN

O município de Bertioga constituiu sua primeira Câmara de Vereadores em outubro de 1992. De lá para cá, o Legislativo municipal de Bertioga passou por dois endereços. Nos primeiros meses de trabalho, a Casa de Leis não contava com sede própria. Os vereadores utilizavam um antigo imóvel localizado no atual Parque dos Tupiniquins, na Praiada Enseada, cedido pela Colônia de Fé-rias Ruy Fonseca - Sesc Bertioga. Em 21 de julho de 1993 o Legislativo fixou--se no endereço atual, na Praça Vicente Molinari, s/n, uma área prevista para a expansão do setor de saúde.

Agora, 21 anos após a emancipação da cidade, a Casa de Leis aguarda a sua próxima mudança, desta vez para sede definitiva, localizada na rua Reverendo Augusto Paes D´Avila, 260, no bairro Jardim Rio da Praia. O local, com dimensões expressivas, já abrigou uma colônia de férias do extinto banco Noroeste e apousada Marjoly. Segundo o presidente da casa, o vereador Marcelo Vilares,o processo de licitação para reforma do antigo prédio está em fase de elaboração e a escolha da empresa que fará a obra deverá ocorrer em julho deste ano.

Foto: JCN

A atual sede não comporta as necessidades de espaço dos vereadores, nem de aumento da participação da comunidade nas sessões. “A área é insuficiente para o desenvolvimento dos trabalhos administrativos. Por isso, todos os departamentos estão funcionando aquém de suas capacidades. Os gabinetes dos vereadores são extremamente pequenos - apenas 5m² - o que dificulta o atendimento aos munícipes e o próprio trabalho legislativo dos edis”, diz Marcelo Vilares.

A sede atual conta com sete gabinetes, uma sala para o presidente e outra para o vice-presidente. O plenário comporta 35 pessoas sentadas. O terreno da antiga colônia de férias e pousada conta com 6.450 m² e a área construída é de 3.200 m². O projeto prevê que os apartamentos serão adaptados e utilizados como gabinetes para os vereadores; o salão do restaurante será transformado em Plenário e as atuais áreas da cozinha, depósito e outros espaços serão adaptados para uso do setor administrativo. “A imprensa terá espaço próprio e os serviços de apoio à realização das sessões serão mais eficientes”, destaca o vereador.

Foto: JCN

Dentre as demais vantagens do novo espaço, o vereador diz que haverá estacionamento para os visitantes, espaço para uso popular e para disponibilização de informações públicas, inclusive com computadores para acesso intranet e internet.Sobre a localização, Vilares diz: “Uma sede fora da área central é extremamente positiva, pois, com um município extenso como o nosso, existe a necessidade de se criar polos de desenvolvimento em diversos pontos e comunidades”.

Ainda segundo Vilares, o aumento do volume de trabalho dos vereadores, em número de projetos de leis propostos,de indicações de serviços ao Executivo e em requerimentos de informações, além do aumento do fluxo de pessoas em visita à Casa de Leis diariamente acarretou um aumento significativo dos serviços da área administrativa fazendo com que haja a necessidade de realização de um concurso público. “O número de funcionários que temos hoje é insuficiente”.Contudo, não há previsão de um novo concurso para provimento de vagas na Câmara Municipal.    


Veja também

Sesc destina novas áreas ao verde

Inaugurada em Bertioga em 1948,a unidade do Sesc SP é modelo...

2011

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware