Itatinga em festa - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga
Foto: JCN

História, arquitetura, turismo e meio ambiente se fundem quando o tema é Itatinga.Incrustada na encosta da Serra do mar, em terras da antiga Fazenda Pelaes, a pitoresca vila, composta de 70 casas - com os padrões da arquitetura inglesa da época -,escola, posto médico, auditório, clube de futebol, padaria e capela, foi construída no século passado, para abrigar funcionários da usina hidrelétrica de Itatinga, inaugurada em 10 de outubro de 1910.

Foto:

A usina foi uma das primeiras do gênero no Brasil e até hoje fornece 2/3 do total da energia consumida pelo porto de Santos. E para comemorar o centenário dessa grande obra da engenharia, a Codesp preparou uma série de atividades que se prolonga durante todo ano, inclusive com a participação de funcionários e ex-funcionários.

De acordo com Wagner Moreira Gonçalves, coordenador da Comissão do Centenário de Itatinga, da Codesp, a programação conta com visitas à vila, denominadas “de volta ao passado”, destinadas a funcionários e ex-funcionários da usina; lançamento do livro“Itatinga Patrimônio Cultural”, da doutora em arquitetura, Ana Luisa Howard de Castilho, com lançamento previsto para outubro, e uma exposição itinerante de fotos da vila, em Santos e Bertioga (datas e locais não definidos).

Foto:

Ainda como parte das comemorações, o vilarejo passa por reforma. As casas estão sendo pintadas com suas cores originais (paredes amarelas e janelas verdes) e os telhados e rede hidráulica e elétrica recuperadas. “As duas casas principais ficarão abertas para exposição”, destaca Wagner.

Programação animada 

Depois de reformada, a vila também recebe parte da programação: uma festa junina, no dia 29 de junho;o tradicional aniversário do clube, dia sete de setembro, e a festa do centenário, dia 10 de outubro.

Foto:

Uma missa campal, na Capela Nossa Senhora da Conceição, padroeira da vila, dia oito de dezembro,encerra a programação do centenário.

Wagner Moreira destaca que a festa do centenário,dia 10 de outubro, será a maior do ano, inclusive comum show. “Será aberta para autoridades, funcionários,ex-funcionários e pessoas que frequentam a vila. Um presente para a comunidade”    

Foto:

Veja também

Respeito em todas as estações

Bertioga possui leis e regras para coibir má conduta de turi...

2019

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware