Um sonho que deu certo - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Implantado em 1979, por meio de parceria entre as empresas Praias Paulista, Companhia Fazenda Acaraú e Sobloco Construtora, o maior empreendimento imobiliário da região nasceu do sonho de um homem que enxergava longe, José Aparecido Ribeiro, que já na década de 1950 acreditou no potencial da região para receber um centro turístico de primeiro mundo.

Foto: Arquivo familiar

Sonho esse acompanhado de perto por Hilda Ribeiro, uma mulher entusiasta das causas sociais,dedicada e de grande personalidade. “Eu era muito companheira do Dr. Ribeiro, meu marido. Era um homem muito empreendedor e tudo que ele idealizava acontecia. Foi quando encontrou a Sobloco, as empresas se associaram e tudo aconteceu”.

Ela lembra com carinho dos primeiros passos que deu em solo bertioguense e da força de seu esposo na realização de um ideal. “Estive pela primeira vezem Bertioga há mais de 50 anos. Íamos para uma casinha, no Indaiá, no meio do mato, com luz de lampião, sem as menores condições de conforto. Minhas filhas eram pequenas, uma de colo e atravessávamos o canal de canoinha, geralmente à noite”, lembra.

Hilda Ribeiro conta que seu esposo, José Aparecido Ribeiro, olhou aquela praia durante 30 anos, já com a ideia de transformá-la em uma região turística.“Não tinha nada, não tinha ninguém, éramos somente nós. Sinto um enorme orgulho do Ribeiro, em como ele sentiu que sua ideia daria certo. Deve estar orgulhoso na eternidade”.

Foto: JCN

A Riviera de São Lourenço tem participação inegável no avanço de Bertioga em termos urbanísticos.Um ícone que se destaca, sobretudo, pela proposta de convivência harmoniosa entre a manutenção da qualidade de vida e a preservação ambiental, condição que lhe conferiu muitos títulos nacionais e internacionais.“Meu desejo é que Bertioga continue crescendo cada vez mais”, diz Hilda Ribeiro.

Fundação 10 de Agosto

Amante da arte e da música, Hilda Ribeiro foi uma das primeiras presidentes da Fundação 10 de Agosto,entidade civil, de direito privado e sem fins lucrativos,que tem como principal característica o incentivo à cultura e ao profissionalismo, com sede na Riviera de São Lourenço.

À frente da entidade deu início ao projeto da Orquestra e do Coral da Fundação 10 de Agosto. Soba supervisão do maestro Paulo Sérgio Gabriel, a orquestra foi responsável pela iniciação e formação musical de muitas crianças, adolescentes e jovens de Bertioga, inclusive com a participação em festivais no ano de 2000.

Foto: JCN

Hilda Ribeiro também introduziu a marchetaria -arte da utilização de sobras de madeira para a confecção de pequenos objetos, e a luteria - arte de confecção de instrumentos musicais como cavaquinhos e violinos, no cronograma de cursos da fundação.   


Veja também

Bertioga

Bertioga foi emancipada em 19 de maio de 1991. Marca histór...

Bertioga-Especial

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware