Saneamento acompanha crescimento da Cidade - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Nos últimos dez anos, as ligações de água em Bertioga passaram de cerca de 10 para 24 mil ligações, segundo a superintendência da Sabesp. A rede de tratamento de esgoto também foi ampliada e o desafio atual é conscientizar a população sobre a importância de ter sua residência ligada ao sistema. 

Bertioga registra umas das maiores taxas de crescimento da Baixada Santista, segundo dados da Fundação Seade, e os números, em relação ao saneamento, também mostram esse caminho. Nos últimos 10 anos, somente em ligações de água,foi registrado um crescimento superior a 100%, passando de cerca de 10 mil para as atuais 24 mil ligações, de acordo com a superintendência da Unidade de Negócio da Sabesp na Baixada Santista.Segundo a assessoria de imprensa da Sabesp, os recursos empregados nos últimos três anos em vários programas da estatal na cidade passaram dos R$ 66 milhões, com obras de ampliação da cobertura de rede de esgoto e implantação de uma Estação de Tratamento de Água em Boracéia.

Foto: JCN

Dentro do Programa Onda Limpa, foi inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto ETE Saturnino de Brito,no bairro Jardim Vista Linda, no começo do ano, e que já iniciou as ligações domésticas. “Este é um momento muito importante para a cidade, porque mais que dobramos a capacidade de tratamento de esgoto, o que possibilitará acompanhar todo esse desenvolvimento”, explica o superintendente da Unidade de Negócio da Sabesp, na Baixada Santista, Joaquim Hornink Filho.

Ele destaca como fundamental, principalmente, para garantir a balneabilidade das praias, a realização das ligações domésticas. “A Sabesp fez grandes investimentos para atender diversos bairros que não tinham cobertura de rede de esgoto. Agora, é preciso que a população faça a sua parte, fazendo as adaptações internas e as ligações domiciliares”, avalia.

Para acompanhar os próximos passos do desenvolvimento do município, a Unidade de Negócios da Sabesp anuncia para o período de 2010 a 2014 uma série de investimentos para o município. Ao todo, devem ser empregados mais R$ 68 milhões, com a construção de estações de tratamento de água e esgoto, estações elevatórias e ampliação das ligações domiciliares de água e esgoto.

Foto:

De acordo com o superintendente, a meta da empresa é elevar a coleta de esgoto e a distribuição de água a 100%da população. “Temos como uma das principais diretrizes chegar a universalização do sistema de saneamento. Essa

condição representa mais qualidade de vida à população,uma das preocupações da Sabesp. E será um dos pilares de crescimento de uma cidade que possui grande área de preservação ambiental”, destaca Hornink.


Veja também

Caminho das águas

No interior das matas que recobrem Bertioga,a água cristalin...

2011

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware