Fazenda Acaraú: a Mata Atlântica é a nossa praia - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Área rural da propriedade, onde estão localizados viveiros e centro de manejo de animais silvestres,está em vias de ser declarada Reserva Particular do Patrimônio Natural - a RPPN Hercules Florence.Depois de reconhecida pela Fundação Florestal será a segunda maior reserva particular do litoral do estado de São Paulo, com 948ha 

Foto:

A região de Mata Atlântica onde está inserida a Fazenda Acaraú, área particular de 1.580ha, representa uma área de restinga bem conservada em Bertioga,onde são desenvolvidos, desde 1999, projetos ambientais de estudos e manejo de fauna e flora e também do solo e da água, com o envolvimento de biólogos,engenheiros agrônomos e florestais, geólogos, geógrafos, economistas, advogados, arquitetos, entre outros.

Foto:

Entre as atividades, está o monitoramento de animais quanto ao seu comportamento, deslocamento e sobre o estudo dos hábitos silvestres. É grande a diversidade da fauna identificada pelo Centro de Manejo de Animais Silvestres. São 270 espécies de aves, 70 de mamíferos, 35 de répteis, 40 de anfíbios,114 de invertebrados, 25 de peixes - e certamente há muito que estudar e descobrir. “O trabalho realizadona Fazenda Acaraú, de soltura de animais, é de qualidade, seriedade e competência indiscutíveis, tudo acompanhado por profissionais altamente qualificados”, diz Lafaiete Alarcon, diretor do Parque Estadual da Serra do Mar, núcleo Itutinga-Pilões.

Foto:

O viveiro de produção de espécies da Mata Atlântica é outro trabalho a ser destacado. Conta com 109 espécies nativas, e capacidade para produzir anualmente 150 mil mudas. No local também são realizadas pesquisas com a vegetação, sobre época de produção de flores e frutos e identificação de matrizes para coleta de sementes.

Foto:

Tudo o que é produzido é plantado nas áreas mais degradadas da própria fazenda para “enriquecer” a vegetação e gerar mais alimento à fauna. “É fundamental estreitar os laços entre o Parque Estadual e a Fazenda Acaraú, para disseminação do conhecimento nos projetos realizados. As ações de manejo de flora e fauna são realizadas de forma exemplar,contribuindo sem dúvida alguma para conservação”,ressalta Edson Lobato, diretor do Parque Estadual da Serra do Mar, núcleo São Sebastião.

Foto:

A Fazenda está dividida em duas partes: uma rural,que corresponde a 1.080ha ou dez milhões e oitocentos mil metros quadrados, e outra urbana, de 500haou cinco milhões de metros quadrados. Na área rural da propriedade, onde estão localizados os viveiros e o centro de manejo de animais silvestres, está sendo criada uma Reserva Particular do Patrimônio Natural,a RPPN Hercules Florence, de 948ha, ou nove milhões quatrocentos e quarenta e oito mil metros quadrados, que, depois de reconhecida pela Fundação Florestal, será a segunda maior reserva particular do litoral do estado de São Paulo. A RPPN é de iniciativa voluntária do proprietário e tem caráter perpétuo, ou seja, uma área legalmente e ambientalmente protegida para essa e para as futuras gerações.

Soltura de animais

silvestres Desde 2002 licenças são dadas pelo governo federal, por meio do IBAMA, para a criação de uma Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS). Em consequência da seriedade do trabalho, a propriedade tornou-se referência nacional.Dessa forma passou a realizar as atividades de levantamento, procedimentos de soltura e monitoramento de animais oriundos de apreensões do IBAMA, prefeitura e Polícia Ambiental, recuperação e reintrodução de animais atropelados e manejo em projetos licenciados, os quais são destinados pelos órgãos oficiais     



Veja também

Parceiros do futuro

Iniciativa privada e poder público somam esforços para a for...

2011

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware