Em busca de um novo tempo - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Se, 19 anos são considerados pouco tempo de vida para uma pessoa, quiçá para uma cidade! Mas, mesmo com tão pouco tempo de emancipação político-administrativa, Bertioga cresceu, na medida do possível, abraçou suas oportunidades e, sem relegar sua vocação primeira, e privilegiada, de estar inserida na Mata Atlântica, alcançou o patamar de destaque das demais cidades da região.

Foto: Arquivo JCN

Agora surge uma nova oportunidade, um novo rumo ligado às expectativas de exploração de petróleo na camada pré-sal da Bacia de Santos. Tema que vem mexendo com a cabeça de muita gente, já que foi aberta uma verdadeira corrida para abocanhar fatias deste promissor mercado.

O momento exige discernimento e, acima de tudo, comprometimento com a cidade. Planejar cada passo, com a preocupação permanente de não cometer os mesmos erros de outras regiões é condição primeira, sem dúvida. Mas, na mesma proporção, é necessário estar atento aos prazos, a urgência e à profissionalização que este novo mercado impõe. Quem não se apressar e não estiver preparado, vai ficar de fora. É uma sentença!

Turismo, pesca, meio ambiente e construção civil são as vocações primeiras de Bertioga, indiscutivelmente. Mas é chegada a hora de ter iniciativa para alavancar outros setores, de forma a garantir o sustento e a qualidade de vida dos seus habitantes, que já beiram os 50 mil.

Diante deste panorama esperemos que todas as discussões sejam feitas de forma democrática e com pensamento na sociedade como um todo. Este é o caminho mais indicado, ou, talvez, o único caminho.  


Veja também

Sustentabilidade ao pé da letra

A construção sustentável poderá pautar o setor de edificação...

2011

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware