Sesc-Bertioga fortalece parceria em educação ambiental - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Com um trabalho voltado também à preservação do meio ambiente, a Colônia de Férias Ruy Fonseca, o Sesc-Bertioga, tem sido importante parceira da administração municipal e da população em apoios a programas culturais, abrindo seu espaço para a comunidade e no trabalho de orientação e educação ambiental desenvolvido há vários anos. Inaugurada em 1948, a maior colônia de férias da América Latina, com 4 milhões e 400 mil m² de área é responsável também por atrair turistas do Brasil inteiro e sua direção faz questão que eles conheçam as belezas naturais e a rica história da cidade.

Foto: JCN

A mais nova parceria entre o Sesc e a Prefeitura está sendo formatada junto à Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural para ser colocada em prática, oficialmente, a partir do segundo semestre, explica Marcos Laurenti, gerente do Sesc-Bertioga desde janeiro deste ano. A proposta é abrir o espaço do Centro de Atividades Ambientais para visitação dos alunos da rede municipal de ensino que terão aulas práticas envolvendo vários temas relacionados ao meio ambiente. Deverão ser atendidas cerca de 200 crianças por dia que passarão todo o período na colônia. Uma parte do dia participarão das atividades monitorada se na outra vão poder usufruir dos equipamentos do Sesc-Bertioga.

Foto: JCN

Os agentes de educação ambiental serão os responsáveis pelo atendimento aos alunos em trabalho que terá apoio da Prefeitura, escolas e professores. A primeira ação a ser desenvolvida com as crianças terá como tema o Biomapa. O objetivo é que elas aprendam a se localizar, entendam onde estão, o ambiente em que vivem e conheçam riquezas naturais como a flora e fauna de Bertioga. “É importante que o aluno deixe um pouco o ambiente escolar para vivenciar conteúdos que também fazem parte de sua grade curricular e que participem de atividades em espaços abertos”, explica o gerente do Sesc.

Foto: JCN

Programações

Entre as parcerias realizadas com a Prefeitura, há 8 anos o Sesc-Bertioga desenvolve, com sucesso, o projeto Música é Cultura junto com a Secretaria de Educação. Grupos de Música de Câmara contratados pelo Sesc apresentam-se nas noites de sábado, a partir das 20 horas, na Casa da Cultura (avenida Thomé de Souza, 130, praia da Enseada) mostrando o melhor da música de todos os tempos. Com entrada franca, as apresentações começaram a atrair o público enriquecendo as noites de sábado da comunidade.

Foto: JCN

Outro exemplo de parceria são os espetáculos que acontecem no Ginásio do Sesc como apresentações de grupos teatrais, de dança e música que são abertos à população. Para participar, basta retirar o convite na portaria. “O Sesc-Bertioga é um centro de férias que recebe as pessoas para hospedagem. Mas isso não impede a realização de atividades que possam atender a comunidade”, afirma Marcos Laurenti. Ele também explica que o Sesc tem como filosofia mostrar Bertioga a seus visitantes, fazer com que eles se envolvam mais com acidade. Por isso, faz parte da extensa programação aos hóspedes roteiros turísticos com visitação ao Forte São João, Parque dos Tupiniquins e trilhas ecológicas, entre outras atividades.  


Veja também

Cidade não para de crescer

Perfil dos novos empreendimentos demonstra que os investidor...

2011

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware