Turismo é outro grande fator de desenvolvimento - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

A geração de emprego na cidade passa também pelos investimentos no potencial turístico do município principalmente do setor náutico e na retomada do ecoturismo como saídas para reativar a economia local e resolver o problema da sazonalidade. Como afirma o prefeito Mauro Orlandini, a cidade tem de ser viável o ano inteiro e não somente no verão. Por esse motivo, a Prefeitura está investindo em um calendário com atividades variadas que envolvem esportes náuticos, eventos culturais e gastronômicos, e também o turismo inclusivo. Exemplo foi o programa de canoagem realizado no último dia 16 com deficientes visuais. Segundo o secretário de Turismo, Comércio e Assuntos Náuticos, Luis Henrique Cepellini,o turismo inclusivo fará parte do calendário com a realização de atividades diversas para portadores de necessidades especiais.

Foto: JCN

Os eventos tradicionais do calendário nas áreas gastronômica e cultural estão sendo remodelados e são mantidos como as tradicionais Festa da Tainha, em julho, e do Camarão na Moranga, em agosto. Eventos culturais também passam por transformações como o Festival Nacional da Cultura Indígena realizado em novo formato este ano, explica Capellini. Sobre os eventos náuticos como o Campeonato Brasileiro de Jet Ski que poderá ter uma prova internacional no município, eles são importantes por atrair públicos diferenciados. O mesmo vale para eventos em várias modalidades esportivas e na retomada do ecoturismo que envolve parceria entre as secretarias do Meio Ambiente e Turismo explica Capellini.

Foto: JCN

O trabalho no ecoturismo começou com a equipe da Diretoria de Operações Ambientais que está iniciando o levantamento das trilhas ecológicas do município. Elas serão catalogadas pela equipe que vai pesquisar o suporte, condições e infraestrutura, aparelhamento para seu uso e efetuar a fiscalização e monitoramento dessas trilhas, explica Bolívar Barbanti, diretor de Operações Ambientais. A operacionalização das trilhas ficará por conta da Secretaria de Turismo. Esse é um campo que atrai grupos de todas as faixas etárias, grupos de empresas, estudantes, amantes de caminhadas pois há trilhas com todos os graus, desde as mais fáceis até as mais complicadas para os que gostam de se aventurar, mas com total seguran-ça. O desenvolvimento do turismo ecológico aproveitando o grande potencial de Bertioga é uma das soluções econômicas para o futuro da cidade, afirma o secretário de Turismo.  


Veja também

Universalização do saneamento

Ampliação do sistema de esgoto e de tratamento de água acomp...

2011

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware