A força das águas de Bertioga - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Cercada pelas águas. Assim é Bertioga que possui em qualidade e volume a maior riqueza do planeta e que está se tornando um produto escasso : a água. Vale lembrar que apenas 0,7% do volume total da água na Terra é formado por água potável, isto é, pronta para ser consumida. Hoje em dia, quase 2 bilhões de pessoas não dispõem de água potável. Portanto, imaginem a riqueza do manancial hídrico formado pelas três sub-bacias hidrográficas do município, o Itapanhaú, Guaratuba e Itaguaré. “ Na realidade, somos o copo d´água da Baixada Santista”, comenta o secretário do Meio Ambiente, Manoel Prieto Alvarez, ao citar a importância de nossos mananciais.

Foto:

Das sub-bacias, a do rio Itapanhaú é considerada a mais importante. Suas águas são destinadas ao abastecimento doméstico com a captação para a Sabesp e Sesc nos córregos Pelaes, Furnas e Guaxinduva, e também a captação para o bairro Indaiá pela Sabesp e para a Riviera de São Lourenço. Além disso, o Itapanhaú recebe o despejo de efluentes da Riviera, do Sesc-Bertioga, da Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp,além das águas da Usina Hidrelétrica de Itatinga da Codesp. Um aspecto importante é sua proximidade com a área urbana e de expansão urbana que coloca em risco sua qualidade ambiental devido às ocupações irregulares como apontou o Projeto Itapanhaú,realizado em 2002 pelo Instituto de Pesquisas e Ciências Ambientais de Bertioga.

A bacia do Itapanhaú tem área total de 261,5 km² e seu principal afluente é o rio Itatinga (104 km²) e o Jaguareguava (26,4 km²). O Itapanhaú nasce nas encostas da Serra do Mar e deságua no canal de Bertioga. Em trechos superiores, onde o terreno é escarpado, possui regime torrencial com corredeiras e cachoeiras. Na parte intermediária, após descida das escarpas, possui característica típica de rio de planície com meandros e braços. À medida em que recebe seus afluentes, tem sua cor escurecida,característica da presença de compostos orgânicos de natureza complexa. Próximo a foz, cria condições para os manguezais,fruto do equilíbrio entre o mar e o rio.


Veja também

O lixo nosso de cada dia

Sempre que possível, reutilize os resíduos gerados nas ativi...

2011

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware