Pesquisa de suporte náutico - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Outra pesquisa importante também para a implantação dos recifes artificiais foi feita pela Diretoria de Operações Ambientais com apoio da Diretoria de Assuntos Náuticos da Secretaria de Turismo. O levantamento mostra o número de garagens náuticas, píeres, embarcações fundeadas, equipamentos e bóias, entre outros dados de suporte náutico. O estudo detalhou, ainda, o número de barcos registrados e os que dependem de autorização. O objetivo é desenvolver o ordenamento marinho.

Foto:

Segundo Bolívar Barbanti, Bertioga conta com 9 marinas de médio e grande portes com 534 barcos registrados. A maior é a Acqua Azul, com 130 embarcações, e a menor a do Eco - Center Jaguareguava com 13. Há 11 poitas e 9 píeres alguns com dois atracadouros como o Polygon e deWilliam Woo. Entre barcos de pescadores, pesca esportiva e escunas fundeadas no canal de Bertioga há 45 embarcações registradas e 51 que não foram catalogadas pela Marinha.

Diante do estudo, a Prefeitura solicitará da Marinha, segundo Bolívar, o zoneamento da região, ou seja, o uso adequado do sistema do canal de Bertioga, além da fiscalização das embarcações e também das bóias. “Algumas são trocadas aleatoriamente, sem critérios, o que acaba atrapalhando a navegação”, explica Bolívar. Segundo ele, esse diagnóstico também é essencial uma vez que a Marinha, junto com o Gaema (Grupo de Atividade Especial do Meio Ambiente), promoverá o controle da velocidade de embarcações no canal de Bertioga.  

Bertioga tem:

9 marinas

534 barcos registrados nas marinas

11 poitas

9 atracadouros

45 embarcações registradas

51 embarcações sem registro  


Veja também

Parque das Neblinas

A apenas 115 km de São Paulo, colada ao Parque Estadual Serr...

2011

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware