Recifes artificiais: proteção aos recursos marinhos - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Retomar o programa de implantação de recifes artificiais na cidade é uma das metas da Administração Municipal. O projeto, implantado em caráter experimental em Bertioga, nas praias da Enseada,São Lourenço, Guaratuba e Itaguaré, no final dos anos 90, provou ser eficaz para proteger os recursos marinhos. Para ser novamente implantado são necessários agora levantamentos técnicos detalhados que serão realizados pela Fundespa (Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas) por meio de contrato com a Prefeitura no valor de R$ 98,8 mil.

Foto:

Segundo Bolívar Barbanti, diretor de Operações Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente,esse levantamento é importante até para definir os tipos de estruturas e locais onde elas poderão ser lançadas. Com esse estudo, também será possível identificar as espécies da região, fazer análises dos sedimentos, das correntes marítimas e ter um estudo aprofundado de todo os ecossistemas da região.O objetivo é o ordenamento do uso marinho como previsto por legislações Estadual e Federal dentro do que determina a APA (Área de Proteção Ambiental) Marinha. Além desse levantamento que será feito pela Fundespa, a equipe da Prefeitura está realizando estudos socioambientais dos pescadores.

Foto:

No final dos anos 90, o projeto foi realizado por meio de convênio com o Ministério do Meio Ambiente e coordenação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Nessa fase, após os estudos da Fundespa, será necessário providenciar o licenciamento ambiental e, só depois vem a parte prática com instalação das estruturas, o que deverá ocorrer no próximo ano.

O que são os recifes artificiais

São estruturas colocadas no fundo ao mar que oferecem condições de habitat para vários organismos. Assim é criada uma cadeia alimentar nessas estruturas que protegem a área e os peixes da pesca predatória que geralmente utiliza redes de arrasto.O objetivo dos recifes é aumentar a produtividade natural, recuperar a fauna e flora degradada e, entre outras coisas, evitar a pesca comercial em locais onde é praticada a pesca artesanal  


Veja também

Turismo planejado - uma alavanca da economia

Cativar o público amante de sol e praia para as demais alter...

2019

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware