Ponto de encontro de celebridades - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

No bairro Indaiá, o armazém de Antonio Rodrigues atuou como polo de atração de políticos, entre os quais Jânio Quadros, João Goulart e Paulo Maluf, visitantes assíduos em uma grande fase de desenvolvimento da cidade.

 Antonio Rodrigues marca o início da instalação da família Rodrigues em Bertioga. Ele participou do primeiro movimento de emancipação de Bertioga, em 1958, e pavimentou o caminho para a terceira geração, no caso, o atual vereador Toninho Rodrigues, atuante no movimento de 1991, afinal vitorioso.

Foto: Arquivo familiar

Antonio Rodrigues chegou ao Indaiá aos três anos de idade; aos sete, já roçava o sítio  de José Ermírio de Moraes, pai do falecido empresário Antonio Ermírio de Moraes, onde trabalhou por nove anos como jardineiro e  criou laços de amizade com a família, que perduram nos dias atuais. Ainda jovem, depois de tentar, sem sucesso, fazer carreira no Exército, Antonio Rodrigues montou o armazém, misto de bar, Santo Antônio, no bairro, um dos comércios pioneiros da cidade, no qual trabalhou por 50 anos, período em que fez muitos amigos, garantiu o sustento da família e os estudos dos filhos, todos com formação universitária. 

Aos 90 anos, ele lembra que vendia muito fiado, uma prática de confiança comum no comércio de outrora. “Perdi muito dinheiro, até a folha de anotação da caderneta sumia”. Outra curiosidade da época é lembrada com bom humor: “Como não tínhamos banco, guardava o dinheiro debaixo do colchão”. Depois da instalação de uma agência do banco Itaú, Antonio Rodrigues foi um dos primeiros correntistas, com a conta de número quatro.

 O antigo empório era ponto de encontro de pessoas famosas, políticos de expressão, na época, entre os quais dois se tornariam presidentes da República. “Jânio Quadros vinha para Bertioga e tomava as suas pingas no balcão do bar. Ele sempre pedia caipirinha. O Jango (João Goulart) tomava uma caipirinha rasgada, uma atrás da outra”. Pronta a estrada Mogi-Bertioga, em 1982, a caravana inaugural foi até lá para comemorar. “Na época, Waldemar Costa Filho (então prefeito de Mogi das Cruzes e um dos responsáveis pela construção da estrada), e Paulo Maluf, então governador de São Paulo, soltaram fogos e comemoraram o feito”.

Foto: JCN

Antonio Rodrigues atuou em várias atividades, além de comerciante; foi inspetor de quarteirão, uma espécie de policial, na época, e  corretor de imóveis. Ele conta: “A rotatividade do comércio era mais rentável e, conforme a evolução, mais estradas, mais turistas chegavam e a atividade imobiliária aumentou”. Ele vendeu lotes pertencentes a uma conhecida, na Vista Linda. Segundo ele, chegou a comercializar oito lotes em um dia apenas.

 Fechado o bar, Antonio dedicou-se ao ramo imobiliário. O filho Toninho Rodrigues diz: “Hoje, nosso escritório imobiliário tem mais de 40 anos. Rodrigues era a marca do armazém do meu pai e a Rodrigues Imóveis foi um legado de pai para filho. Temos Rodrigues Imóveis no Indaiá, Vista Linda, Maitinga e na avenida Anchieta. Vendemos os lotes e também a parte construtiva porque temos engenheiros e arquitetos no grupo e sempre estamos em ascensão, mas jamais deixamos de ouvir os `pitacos´ do nosso pai”, conta Toninho.

 Ele gosta de lembrar os primeiros passos da  família, quando ele e os quatro irmãos (Marly, Wilson, Rosely e José Carlos) eram crianças e moravam numa casa de barro, coberta  de sapê. “Nunca nos esquecemos disso e nos orgulhamos de quem somos hoje porque meu pai, naquela época, foi o único que formou todos os filhos na região”.  

Ainda hoje, tradicionalmente, a família formada por Antonio e Cleonice Rodrigues reúne-se para almoços. Antonio repassa o ensinamento aprendido aos filhos, para que nunca percam a humildade e a honestidade. Para a família Rodrigues, o nome é uma marca muito mais importante do que qualquer resultado financeiro.  


Veja também

Delícias da culinária caiçara

Resista, se puder........

2009

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware