No mais alto patamar - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga
Foto: Foto Nativa

O loteamento mais famoso do litoral paulista, na prática, funciona como um condomínio fechado, independente do restante do município em quase tudo: a Riviera tem seu próprio sistema de saneamento básico, de limpeza das praias, de reciclagem de lixo, segurança e manutenção. O megaprojeto urbanístico, agora oficialmente com status de mais um  bairro de Bertioga, é um atrativo turístico por si só. A autogestão bem-sucedida dos seus nove milhões de metros quadrados transformou o lugar em uma das praias paulistas mais limpas, badaladas e atraentes, principalmente, para o turista de alto poder aquisitivo. Não à toa, é dele o metro quadrado mais valorizado do município, cerca de R$ 12 mil, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Porém, o que torna o lugar ainda mais valioso é a forma como interage com o meio ambiente. A Riviera de São Lourenço é o primeiro projeto de desenvolvimento urbano no mundo a receber o certificado ISO 14001, o que a identifica internacionalmente como um empreendimento desenvolvido de forma ordenada e sustentável, com grande respeito às questões ambientais. Isso ocorre, entre outros fatores, por causa de seu sistema de captação, tratamento e distribuição de água, bem como de coleta e tratamento de esgoto, com índice zero de poluição. O cuidado com a fauna e flora locais, demonstrado por meio de importante  programa de remanejamento de espécies nativas, foi outro ponto de destaque para a obtenção da certificação. Além disso, quase um terço do território é destinado a áreas verdes institucionais, mais que o dobro exigido por lei.  

Outra cidade

Foto: Foto Nativa

 Atravessar o portal de entrada da Riviera é como transpassar o limite entre duas cidades. A beleza rústica e natural presente em quase todo o município, aqui ganha contornos elegantes e simétricos, evidenciando o planejamento para cada ponto urbanizado. A limpeza e a organização das vias, assim como sua sinalização, chamam a atenção de quem passa pela avenida principal, em direção à praia. Um amplo canal central margeia as pistas, sombreadas pelos coqueiros e pela exuberante Mata Atlântica, que se manteve intacta em mais de 30% da área do empreendimento. 

Foto: JCN

Como em toda a costa de Bertioga, o trecho de praia da Riviera também apresenta características singulares. Apesar da urbanização, não há avenida à beira-mar. Em vez disso, uma extensa área verde, com alamedas e praças, faz divisa com a larga faixa de areia da praia, cujas águas claras e mansas convidam para um belo dia de lazer. Para quem gosta de se movimentar, há tendas nas quais é possível alugar equipamentos para a prática de surfe, stand up paddle, canoagem e banana boat. Ambulantes e carrinhos de lanches, porções e bebidas atendem bem à clientela, que chega a 15 mil pessoas nos finais de semana, e 80 mil, na temporada de verão.

Atividades serão no auditório do Riviera Shopping
Atividades serão no auditório do Riviera Shopping Foto: Foto Nativa

 O comércio local é bem diversificado. Além dos restaurantes de alto padrão gastronômico, instalados na avenida principal, o bairro conta com um shopping, o primeiro de todo o litoral paulista, no qual funcionam 50 lojas de diversos produtos e marcas, quiosques, praça de alimentação e um centro de diversões com fliperama e boliche. A rede hoteleira destaca-se por seu patamar de excelência, com resorts de padrão internacional. 

Foto: Foto Nativa

Todos os serviços de infraestrutura do bairro, cuja população fixa está estimada em três mil pessoas, são gerenciados pela Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço. A entidade é mantida com a contribuição dos proprietários e responde por todas as funções que envolvem o bem-estar comum dos moradores. São mais de 500 funcionários distribuí- dos pelos diversos setores, desde segurança até manutenção dos sistemas de água e esgoto e paisagismo, garantindo eficiência e qualidade dos serviços.  

Novos investimentos 

Símbolo da perseverança, o cavalo-marinho– marca do empreendimento - reflete bem a qualidade daqueles que acreditaram no sucesso desta iniciativa que começou do zero, em uma área inóspita e totalmente coberta pela vegetação nativa, e que hoje se destaca como o mais importante projeto de desenvolvimento urbano do litoral brasileiro. Para Luiz Augusto Pereira de Almeida, diretor da Sobloco, empresa responsável pelo empreendimento, a Riviera é um dos maiores polos turísticos do Brasil, geradora de R$ 150 milhões por ano. Diz ele: “Se considerarmos que todos os finais de semana temos mais de 15 mil pessoas circulando por lá, e que este número eleva-se para 40 mil em feriados e 80 mil no verão, vemos que se trata de um destino de grande interesse”. E outros atrativos estão por vir. Nos 35% de área livre do empreendimento, há previsão de instalação de outros dois importantes equipamentos: um hotel 5 estrelas e uma marina que, segundo Luiz Augusto, será a mais moderna e sustentável do Brasil: “A marina, que é um projeto antigo, volta à cena, mas revitalizado. Será a melhor marina do Brasil.

Foto: Foto Nativa

Ecológica, sustentável, dotada de todos os melhores equipamentos e técnicas disponíveis no mercado. Para isso, foram contratadas as melhores empresas nacionais, como a Tetratek, e internacionais, como a Moffet and Nichols. Será um polo de geração de empregos, de ótima qualidade, e também de renda e receitas para a prefeitura. Além disso, a marina irá projetar Bertioga no cenário nacional, como detentora de uma marina referência. Estamos na fase de estudos técnicos e, em breve, teremos um cenário mais definido”. Em relação à edificação de um hotel de primeira linha, ele diz: “O hotel está em fase de projeto, esperando um respiro da economia, para andar para frente.” Luiz Augusto acredita que isso trará muitos benefícios para Bertioga, não só no que diz respeito à geração de empregos e renda, mas, principalmente, na divulgação da cidade em âmbito nacional e internacional. “Grandes investimentos serão feitos no município”, aposta.  


Veja também

Desfile, músicas e inaugurações marcam aniversário

Abertura de nova escola e posto de saúde integram as comemor...

2000

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware