Comércio em ascensão dá vida ao extremo norte - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Em direção ao extremo norte de Bertioga, pela rodovia Rio-Santos (SP-55), é possível perceber a predominância do verde sobre a paisagem urbana.

Foto: Shin Shikuma

A exuberância da Mata Atlântica cria um corredor de sombras frescas, que acompanha o caminho sinuoso da estrada até a altura em que é possível ver o mar. É nesse ponto que fica Boraceia, a única praia do município que se estende à beira da rodovia. Suas águas claras, de um azul esverdeado, são um convite tentador para um mergulho no mar.

Foto: Cristiane Silva


A faixa larga de areia fina e compacta, com pouco mais de quatro quilômetros de extensão e quase sempre repleta de banhistas, é ideal para caminhadas, atividades esportivas ou, simplesmente, um banho de Sol entre os charmosos coqueiros espalhados pela orla. Carrinhos, campings e estacionamentos à beira-mar completam o cenário e proporcionam a infraestrutura necessária para quem pretende passar algumas horas a mais contemplando os encantos do lugar. A parte habitada do bairro fica do lado oposto da pista e se mostra, dia após dia, mais populosa. Talvez por causa da distância até o centro de Bertioga, aproximadamente 32 quilômetros, o comércio consolidou-se de forma independente e diversificada, atendendo bem às necessidades de moradores e turistas. Supermercado, lojas de material de construção, decoração, roupas e até um minishopping movimentam a economia local. A rede hoteleira do bairro, bares e restaurantes também apresentam variedade, boa estrutura e qualidade.

Foto: JCN


Avançando pelas estreitas ruas de areia, rumo à Serra do Mar, novos empreendimentos misturam-se às moradias mais antigas, que começaram a ser erguidas por ali na década de 1950, muitas delas, para atender o turismo de veraneio, bastante forte na localidade. Mais tarde, o bairro testemunhou o surgimento de grandes loteamentos e o crescimento populacional desordenado.

Foto: Foto Nativa


O professor de educação física Alexandre Motta Lima acompanhou parte dessa transformação. Ele conta que, no início de 1980, os pais adquiriram um terreno no então recém-implantado loteamento Morada da Praia, no qual passou quase todos os finais de semana de sua infância e juventude. “Praticamente nasci com o Morada. Era um conjunto de lotes alagados onde viviam peixes, lagartos, cobras e outros animais que, com o tempo, foram dando lugar às residências”. De turista, Alexandre tornou-se morador. Há cinco anos decidiu fixar-se no bairro que viu crescer. Ele afirma: “É um grande privilégio viver aqui. Bertioga é uma cidade muito jovem, que vem passando por um importante processo de estruturação física e cultural, bastante evidente em Boraceia. Contudo, seu crescimento é inegável e, tenho certeza, partilharemos das benesses desses novos tempos”.


Veja também

Expectativas e lutas dos comerciantes

As atualizações do Código Tributário e do Plano Diretor de D...

2017

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware