Um município em busca de identidade - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

"Falta-nos uma identidade que possa refletir todas as nossas possibilidades”. Essa afirmativa do presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Henrique Capellini, expressa o pensamento de quem já esteve à frente da pasta de Turismo e sabe as dificuldades de se estruturar um município jovem, que deseja fazer deste segmento sua principal atividade econômica.


Capellini foi secretário municipal de Turismo entre os anos de 2009 e 2010; ele considera Bertioga um destino turístico pouco explorado. Hoje, no Legislativo, participa das decisões que interferem no setor e avalia que a cidade ainda não está no ponto que considera ‘ideal’ para o turismo. Porém, reconhece que os avanços obtidos nos últimos anos a tornaram mais convidativa para as famílias. “Hoje, Bertioga está mais atrativa, com as evidentes melhorias na urbanização. A cidade está mais agradável e bela na sua área urbana, assim como na orla da praia. Acredito que estamos no caminho certo e que, desta forma, o turismo irá crescer e se expandir como consequência”.


Para o presidente, a Câmara de Vereadores é parte ativa do processo que define os rumos da cidade. No que diz respeito ao desenvolvimento de Bertioga e sua transformação em um município que possa efetivamente viver da atividade turística, ele afirma: “Nossa contribuição mais importante é o debate e a votação dos processos que permitem o andamento legal e efetivo das melhorias que estão ocorrendo nos últimos anos”.


Questionado sobre a revisão do Plano Diretor e as propostas a ser apresentadas pela Câmara, com vistas ao desenvolvimento do turismo na cidade, Capellini foi taxativo: “O Plano Diretor ainda não está na Câmara. Todos os vereadores têm acompanhado as discussões e, certamente, o Legislativo conversará com a comunidade, por meio das audiências públicas. Mas, não é possível avaliar um processo que não está tramitando na casa”.


Casa nova


Pela primeira vez, após 25 anos de emancipação, os vereadores de Bertioga passaram o aniversário da cidade em sede própria, instalada no bairro Rio da Praia. A mudança para o local aconteceu em setembro do ano passado, após uma década de tratativas. O imóvel, de mais de 6 mil metros quadrados, teve parte de sua área reformada, o suficiente para comportar, confortavelmente, além dos setores administrativos e gabinetes de vereadores, as sessões legislativas e audiências públicas.


Capellini comemora a conquista que, acredita, representa um avanço para toda a comunidade e um marco para o município. “A nova sede trouxe mais espaço e comodidade para que os vereadores possam atender a população, bem como para realizar as sessões e audiências públicas. Ainda há o segundo prédio para ser reformado. Nele, será instalado o novo plenário, que, seguramente, será um local que receberá um público maior, o que é uma necessidade, considerando que Bertioga conta com mais de 50 mil habitantes. No entanto, ainda não há prazo para a conclusão desse projeto”.


Veja também

A cidade, na visão dos turistas

Pesquisa mostra que a tranquilidade e a qualidade das praias...

1997

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware