Marcos que contam histórias - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Bertioga, que completa neste mês 25 anos de emancipação, começou a edificar suas memórias muito antes de se tornar um município independente. Confira alguns dos principais monumentos que constroem sua biografia:


Trabalhador

Projetado pelo atual prefeito, arquiteto Mauro Orlandini, e produzido pelo escultor Antônio Cássio Zangarini, o Monumento ao Trabalhador representa todas as classes de trabalhadores, por meio das figuras dos pescadores e dos empregados da construção civil. Foi inaugurado no dia 1º de maio de 1995, sete dias após o início de sua construção. Dentro do monumento há uma câmara oca na qual os moradores de Bertioga depositaram objetos, mensagens, jornais, fotos e outros itens relativos à época.


Emancipação

Foto: Cristiane Silva


Inaugurado em dezembro de 1996, o monumento foi projetado pelo atual prefeito, arquiteto Mauro Orlandini, em homenagem aos participantes dos dois movimentos pró-emancipação de Bertioga, de 1958 e 1991, simbolizados pelas duas colunas vermelhas. Na base do monumento, foram enterrados objetos pessoais dos emancipacionistas.


Expedicionários

Foto: Foto Nativa


Localizado na avenida Vicente de Carvalho, em frente ao canal, este monumento foi projetado por Luciana Gomes da Silva em homenagem à Força Expedicionária Brasileira e inaugurado durante a primeira gestão municipal.


Marco da Paz

Foto: Foto Nativa


Símbolo da cultura de paz entre as nações, o Marco da Paz em Bertioga foi inaugurado em 2 de janeiro de 2009, na praça da Primavera, no bairro Rio da Praia. Idealizado por Gaetano Brancati Luigi, o monumento já existe em várias partes do mundo, juntamente com sua mensagem pacifista.


450 anos do Rio de Janeiro

Foto: Dirceu Mathias


Inaugurado em 20 de fevereiro de 2015, o monumento comemorativo aos 450 anos do Rio de Janeiro marca a participação de Bertioga na fundação do estado fluminense, após a partida da expedição de Estácio de Sá das margens do canal bertioguense. Está localizado na avenida Vicente de Carvalho.


Homenagem à Maçonaria 

Foto: Aline Pazin


Inaugurado em 20 de agosto de 2015, em homenagem ao Dia do Maçom, este monumento fica na avenida 19 de Maio. Bertioga conta com três lojas maçônicas: Barão de Ramalho, a mais antiga, fundada em 1988, na Riviera de São Lourenço; Portal de Bertioga; e Cidade de Bertioga, ambas no Centro.


Homenagem a Santos

Foto: Aline Pazin


Projetado pelo atual prefeito, arquiteto Mauro Orlandini, o monumento foi inaugurado no dia 20 de janeiro deste ano, no canal da avenida 19 de Maio, em comemoração aos 470 anos de Santos, cidade-mãe de Bertioga. A obra tem por base as muretas da orla santista e uma cápsula do tempo na qual foram inseridos objetos e mensagens de autoridades locais e regionais.




Veja também

Promoção: Concurso Cultural Bertioga na Essência

A promoção que leva 11 ganhadores a passeios incríveis...

#vivabertioga

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware