Ações necessárias e urgentes - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Voltar para especial bertioga

Buracos espalhados por praticamente todas as vias asfaltadas da cidade; más condições de muitas vias não pavimentadas, em grande parte passíveis de alagamento quando chove; falta de limpeza e de manutenção rotineira em canais, ruas e praças; falta de iluminação em locais distantes, principalmente, nos inseguros pontos de ônibus da Rio-Santos. Esse rol de problemas integra a agenda da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, sem falar na manutenção de ruas e canais dos bairros situados entre a rodovia Rio-Santos e a Serra do Mar, não contemplada nos contratos herdados pela nova administração da cidade, e limpeza das praias durante o fim de semana e feriados.

Foto: Renata de Brito

No começo deste ano, a secretaria iniciou ações emergenciais para tapar alguns buracos, começou a cortar o mato, limpar e aplainar ruas dos bairros periféricos, incluindo alguns entre a pista e a montanha, apesar do contrato, e conseguiu da empresa que limpa as praias, a colaboração para recolher o lixo nos fins de semana e feriados durante a temporada. Simultaneamente, partiu para a estratégia de descentralizar as bases das equipes de manutenção. Devido à longa extensão da cidade, máquinas como retroescavadeiras, basculantes e motoniveladoras foram distribuídas em três bases: Boraceia, bairro Chácaras e Centro. A medida visa funcionalidade e economia de gastos.

Foto:


As soluções definitivas devem vir com a renovação de acordos, a partir do segundo semestre de 2017, promete Joaquim Hornink Filho, secretário de Serviços Urbanos: “Os novos contratos de manutenção e limpeza da cidade serão mais abrangentes. Terão maior contingenciamento de serviços, como tapa-buracos e manutenção das escolas, por exemplo, para atender às necessidades da população. E devem atender aos bairros do outro lado da rodovia”.  


Planos para melhoria da manutenção da cidade 


Buracos - Em abril, foi iniciada a Operação Tapa Buracos, que deve prosseguir até agosto, a começar pelas avenidas; a promessa é exterminar os buracos da cidade até o fim deste semestre.

Iluminação pública - A ampliação da iluminação pública e a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas LED, mais econômicas, estão previstas para médio prazo, entre 2018 e 2019.

Foto:


Praia - O objetivo é manter serviço diário de limpeza, já com a separação de detritos orgânicos e outros materiais no ato da coleta.

Coleta seletiva - Os materiais descartáveis, depositados em coletores distribuídos pela cidade, continuarão sendo recolhidos pela Cooperativa de Reciclagem de Sucatas União Bertioga (Coopersubert). Em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, estuda-se a ampliação do sistema.

Limpeza urbana - A secretaria promete manter, sistematicamente, em todos os bairros, a Operação Cata Treco, que recolhe móveis, sofás, colchões, equipamentos velhos e congêneres, e a Operação Cata Poda, para coletar galhos e folhas de podas de árvores e jardins feitas pelos moradores.

Prédios públicos - A médio prazo, está prevista a melhoria dos prédios públicos, com prioridade para escolas municipais.


Veja também

Avanço urbano desequilibrou a fauna

População de pequenos mamíferos multiplica-se na área urban...

1997

© 2018 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware